Por Daimarelys Pérez Martínez
A arte de fazer cinema na região transportou os espectadores, de 8 a 17 de dezembro, por caminhos acidentados e labirínticos, pois lançar filmes leva a produções grandiosas e realizações complexas, razão pela qual os cineastas latino-americanos passam das mãos de empresas de outros países que fornecem uma orçamento.
Daí surgem grandes coproduções, como as lançadas ao longo do ano nas competições cinematográficas de Cannes, San Sebastián ou Veneza, e agora nesta reta final vieram competir também em Cuba no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano.
Entre os filmes que foram lançados em 2023 e vieram à ilha para competir, seja como Primeiros Filmes, curtas, longas ou documentários, está Los criminales, de Rodrigo Moreno, filme coproduzido por Argentina, Luxemburgo, Chile e Brasil.
Seu diretor Moreno ganhou um dos principais prêmios do evento cinematográfico de Cuba, o Coral de Melhor Direção, e o repetiu diversas vezes, vencendo também o Coral de Fotografia e Montagem.
Também foram vencedores deste evento os filmes The Rise of the Human 3, uma extensa coprodução entre Argentina, Portugal, Holanda, Taiwan, Brasil, Hong Kong, Sri Lanka e Peru; O vento que destrói (Argentina e Uruguai); O outro filho (Colômbia, França e Argentina) e Tótem (México, Dinamarca e França).
Os mencionados, juntamente com outros, percorreram anteriormente um importante caminho a nível internacional.
Entre eles, há um bom número de obras cubanas lançadas no ano, como AM-PM, do renomado diretor Alejandro Gil, com muito boa recepção do público nacional, o que se refletiu nas histórias contadas nas telonas.
AM-PM é um cinema intimista de autor. A obra percorre diversas experiências e situações que se misturam, mostrando o futuro de pessoas que riem e choram de seus conflitos.
Um longa-metragem que mostra alguns dos problemas enfrentados hoje pelos cubanos de diversas idades, como o envelhecimento da população, a solidão, a migração, as dificuldades de moradia e as drogas.
É um filme que ganhou o Prêmio SGAE de Roteiro de Longa-Metragem Julio Alejandro 2018 e reflete vários dramas guardados por qualquer família cubana atrás da porta de casa, embora não seja um filme triste, porque seu diretor encontrou soluções criativas para direcioná-lo. possíveis finais felizes.
Uma Noite com os Rolling Stones e A Mulher Selvagem estão entre os filmes mais recentes do ano e com a mesma atriz como protagonista: Lola Amores, que com absoluta veemência defendeu as duas personagens que deveria interpretar: Rita e Yolanda, respectivamente.
A primeira, uma mulher de 40 anos que luta para consertar sua vida, que ela acredita estar de cabeça para baixo, embora esteja decidida a consertar.
O segundo papel desempenhado por Amores é o da Yolanda de Havana, entre o desespero e os dramas pessoais; alguém “selvagem”, com um dilema por dentro, um filme que fala cruamente do amor de mãe e de uma realidade latente numa sociedade do terceiro mundo.
E em pleno Festival de Cinema de Havana, outra filmagem continuou – e continua – seu curso, a de Stress, com um elenco de luxo que tem em sua lista um dos casais icônicos do cinema cubano contemporâneo, Isabel Santos e Luis Alberto García ( Clandestinos/1988).
Este longa-metragem de ficção também apresenta outros renomados atores do cinema cubano, incluindo Verónica Lynn, Héctor Noas, Aramís Delgado e a cantora e compositora Elain Morales.
É um projeto produzido pelo Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic), e Isabel Santos e Luis Alberto García somam a atuação de María Isabel Díaz; Lembremo-nos dela em Uma Noiva para David (1985) no papel de Ofelia que, com os quilos extras, roubou o coração do jovem.
Com esta incursão, a atriz volta a estar ao lado das principais estrelas da Sétima Arte da ilha. Será certamente um filme que já se afia em cada cena para concorrer, entre outros, no próximo concurso de Havana.
PÔSTERES CUBANOS, PATRIMÔNIO BEM GUARDADO
O arquivo de cartazes cubanos recebeu, em meio ao turbilhão do evento cinematográfico da ilha, o status de Memória do Mundo da UNESCO pelo vasto acervo guardado desde a década de 1960.
A diretora do Escritório Regional de Cultura da UNESCO em Havana, Anne Lamaistre, afirmou que para a organização que representa é uma honra, depois de tantos anos de espera, entregar o diploma, que credencia o registro da extensa compilação do cinema cubano cartazes neste programa das Nações Unidas.
Este projeto global nasceu em 1992 e no ano passado celebrou o seu 30º aniversário nesta capital como resposta à perda incessante do património documental mundial devido a catástrofes naturais, conflitos armados e obsolescência tecnológica.
A cerimônia de inauguração do Centro de Cartazes de Cinema Cubano, em plena Avenida 23 e 12, em El Vedado, Havana, encerrou o dia dedicado a uma obra tão representativa e monumental: o legado nacional dos cartazes de cinema, um dos mais importante da América Latina.
SE É SOBRE CINEMA, VAMOS FALAR DE OUTROS EVENTOS
O Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana é o maior festival da Sétima Arte de Cuba, mas não foi o único no país durante estes 12 meses.
A primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente do Caribe, Isla Verde – de 31 de maio a 5 de junho – também foi realizada na Isla de la Juventud, município do oeste da nação antilhana, presidida pelo ator, diretor e artista plástico Jorge Perugorría.
O seu próximo evento terá lugar em abril, mas já foram convidados a participar cineastas cujo trabalho esteja ligado a essa temática.
Outro festival foi o Cine Plaza, organizado por esta cidade, que na sua 31ª edição, em Setembro, foi dedicado ao realizador Tomás Piard, fundador e seu primeiro presidente, com interessantes propostas que concorreram em diversas categorias.
No concurso Procurando Casal, o diretor Jorge Luis Sánchez ganhou o prêmio de Ficção de longa-metragem, enquanto La Campaña, do já consagrado cineasta, escritor e professor Eduardo del Llano, ganhou o prêmio de Curta e Média Metragem.
O prémio honorário Sara Gómez neste Cine Plaza foi ganho pela realizadora Gloria Rolando com Hermanas de corazón, uma trilogia documental de amplo impacto nacional.
Nesta ocasião, o evento teve como objetivo promover e estimular a criação de obras que renovem a linguagem audiovisual e promovam a troca de experiências entre cineastas. A competição de 2024 será dedicada à música no cinema.