26.5 C
Brasília
terça-feira, 6 maio, 2025

Cinema latino-americano busca seduzir o público parisiense

Paris, 27 de março (Prensa Latina) O Festival de Cinema Latino-Americano de Paris começará na próxima semana com o objetivo de encantar o público da capital e integrar-se ao seu vibrante cenário cultural, enfatizou hoje o diretor do evento, Carlos Tello.

Esta será a terceira edição de uma celebração da sétima arte, apresentando a América Latina e sua vibrante oferta cinematográfica em um festival que seu promotor considera único na Cidade Luz. Filmes e curtas-metragens do outro lado do Atlântico competirão por quatro prêmios de 1 a 6 de abril.

A partir de 2022, nos propusemos a atrair o cinema latino-americano para Paris, depois de ver o interesse nele durante as exibições de filmes como parte do projeto Image et Parole, que lancei em 2018, disse Tello com exclusividade à Prensa Latina.

Para o diretor, a ideia do festival representava um desafio, dada a enorme agitação cultural da capital francesa, por isso ele optou por um evento com poucos filmes bem escolhidos, com potencial para gerar interesse em um público exigente e conhecedor.

Em sua terceira edição, o Festival de Cinema Latino-Americano de Paris apresentará oito filmes em competição no Salão Saint-Michel, um espaço cultural icônico que remonta a 1911 no movimentado bairro do Quartier Latin.

Concorrem ao prêmio do júri do Grand CLaP: When the Clouds Hide the Shadow (Chile), Bad Reputation (Argentina), Ozogoche (Equador), Terminal Young (Argentina), Delirio (Costa Rica), Tijolo por tijolo (Brasil), The Wild Years (Chile) e Greice (Brasil), todos de 2024 e alguns como estreias.

Segundo Tello, este ano será realizada a estreia do prêmio do júri Grand CLaP na categoria curta-metragem, com inscrições da Argentina, Chile, Equador e Paraguai. Outros dois prêmios serão entregues no dia 6 de abril: o CLaP das Universidades, decidido pelos alunos daquele nível, e o CLaP do público.

O evento permitirá que você assista ao filme cubano De cien manera, de 1974, na abertura, enquanto o filme argentino Invasión (1969) será exibido na cerimônia de encerramento.

Tello compartilhou suas esperanças de que o festival seja novamente bem recebido pelos parisienses e pela comunidade latino-americana.

Queremos reafirmar que organizá-lo foi uma necessidade, enfatizou o diretor e responsável pela seleção das produções, que também destacou a oportunidade que isso proporciona aos cineastas latino-americanos de terem essa janela para um nicho tão forte da sétima arte.

No final das exibições no teatro Saint-Michel, os amantes do cinema terão a oportunidade de conversar com vários dos cineastas dos filmes concorrentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS