Brasília, 20 de janeiro de 2022 às 15:54
Selecione o Idioma:

Sem Titulo

Postado em 19/01/2016 6:18

Cientistas planejam explosão nuclear para deter asteroides

.

Risco de colisão com Terra pode alterar procedimento de destruição de asteroides Foto:Alamy / Legion media
ITAR-TASS
Em vez de desintegrados, corpos celestes terão impulso para mudar de rota. Embora técnica seja proibida atualmente, ameaças pressionam por revogação da norma.
A comunidade científica internacional pediu a especialistas russos que desenvolvam um sistema de desvio de asteroides com base em explosões nucleares no espaço, informou um instituto de pesquisa ligado à agência espacial russa Roscosmos.“No âmbito do sétimo programa-quadro da UE para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias científicas entre 2012 e 2015, conduzimos o projeto NEOShield para investigação de todos os meios de deter objetos perigosos”, informou o instituto.

“O trabalho foi distribuído entre diferentes participantes de vários países,  a tarefa de desviar objetos espaciais com explosões nucleares foi destinado à Rússia.”

Promover uma explosão nuclear perto de um asteroide perigoso é, segundo os cientistas russos, a maneira mais eficaz de prevenir colisões com a Terra, embora explosões nucleares no espaço sejam atualmente proibidas.

“No entanto, se um asteroide representar grande perigo ou até mesmo ameaçar a presença de vida na Terra, essas proibições serão, é claro, suspensas”, acrescentou a assessoria de imprensa do instituto.

A ideia é que, caso necessário, tais explosões nucleares sejam realizadas no espaço sideral, havendo tempo suficiente antes que o objeto se aproxime do planeta.

“A explosão nuclear é adotada para que o asteroide não se desintegre, e sim mude de órbita. Esta mudança será mais evidente à medida que o asteroide se aproximar da Terra na próxima vez – ele será desviado para uma distância segura do planeta.”

O instituto tentará agora atrair especialistas de outras divisões da indústria espacial, bem como da Academia Russa de Ciências.

Publicado originalmente pela agência Tass

http://gazetarussa.com.br/ciencia/2016/01/18/cientistas-planejam-explosao-nuclear-para-deter-asteroides_560265

Comentários: