Astrônomos indianos descobriram uma das maiores estruturas do Universo e a batizaram de Sarasvati.
Uma equipe de astrônomos do Centro Interuniversitário de Astronomia e Astrofísica (IUCAA, na sigla em inglês) em Pune, na Índia, anunciaram, junto com investigadores de outras duas universidades, a descoberta de uma das maiores estruturas do Universo, Sarasvati, um superaglomerado de galáxias localizado na direção da constelação de Peixes, a cerca de 4000 milhões de anos-luz da Terra, informa o IUCAA.
Os superaglomerados são as maiores estruturas do Universo, formadas por densos aglomerados dispostos em filamentos e outras configurações.
Os cientistas descobriram Sarasvati usando imagens do projeto astronômico Sloan Digital Sky Survey. Este superaglomerado possui um diâmetro de 600 milhões de anos-luz e tem uma massa equivalente a 20.000 trilhões de sóis. Os detalhes da pesquisaforam publicados na revista da Sociedade Astronômica Norte-Americana.
O nome deste superaglomerado faz referência a um rio, encontrado em um antigo texto indiano e, ao mesmo tempo, é o nome da divindade que guarda os rios celestes. Na história moderna da Índia, Sarasvati é o nome da deusa da sabedoria, da arte e da música.