23.7 C
Brasília
segunda-feira, 22 dezembro, 2025

China indica a “primeira linha vermelha” que não deve ser cruzada nas relações com os EUA

VCG / Legion-Media

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, reiterou que Pequim “nunca hesitará em defender sua soberania e integridade territorial”.

RT – Em resposta à recente Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, a China reafirmou na segunda-feira sua  posição sobre a questão de Taiwan , ao mesmo tempo em que destacou sua disposição de trabalhar com Washington para manter relações estáveis ​​e cooperativas .

O documento publicado pelo governo Trump afirma que os EUA não apoiam quaisquer alterações unilaterais ao status quo no Estreito de Taiwan e destaca a capacidade de Washington e seus aliados de impedir qualquer tentativa de tomar a ilha pela força.

“A China jamais hesitará em defender sua soberania.”

” Taiwan é China e parte inalienável do nosso território . A questão de Taiwan está no cerne dos interesses fundamentais da China e é a primeira linha vermelha que não deve ser cruzada nas relações China-EUA”, disse Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, acrescentando que “a resolução da questão de Taiwan é uma questão que diz respeito exclusivamente ao povo chinês e não admite interferência externa”.

O diplomata instou os Estados Unidos a “respeitarem o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos, honrarem os compromissos de seus líderes, abordarem a questão de Taiwan com particular prudência e cessarem todo o apoio às forças separatistas que buscam a ‘independência de Taiwan’ ou resistem à reunificação aumentando seu poderio militar”. Ele também reiterou que “a China jamais hesitará em defender sua soberania e integridade territorial”.

Além disso, ele expressou o interesse do país em colaborar com os EUA, afirmando que ambos os países ” ganham pela cooperação e perdem pelo confronto “. O porta-voz afirmou que Pequim está disposta a administrar as diferenças, fortalecer o diálogo e promover um desenvolvimento bilateral estável, robusto e sustentável, gerando assim maior certeza e estabilidade global.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS