17.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 julho, 2024

China e Rússia procuram maior alinhamento em temas internacionais

Beijing, (Prensa Latina) O presidente Xi Jinping pediu à China e à Rússia para fortalecer a comunicação e a coordenação em assuntose regionais em função de atingir soluções políticas às principais problemáticas, divulgou hoje o Governo.

Ao reunir-se aqui com o chefe da Administração Presidencial russa, Sergei Ivanov, o mandatário reflexionou que a cooperação estratégica entre estas duas nações desempenha um papel finque para salvaguardar a paz e estabilidade na região e no mundo em general.

Considerou Xi que China e Rússia são os sócios mais importantes um do outro e o desenvolvimento de uma associação de cooperação estratégica integral deve ser a vontade mútua de ambos os países.

A respeito, pediu às duas partes aproveitar o XV aniversário do Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa Chinesa-Rússia como uma oportunidade para levar a cabo a cooperação bilateral de amizade.

Beijing e Moscou assinaram o Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação Amistosa em julho de 2001, e estabeleceram uma base legal firme para que ambos desenvolvessem uma associação estratégica.

O presidente chinês expôs a necessidade de que os dois territórios mantenham intercâmbios de alto nível estreitos e aprofundem a colaboração prática em áreas importantes estabelecendo sinergias entre as estratégias de desenvolvimento de cada um.

Acentuou que tanto ele como seu homólogo russo, Vladimir Putin, apoiam que o Escritório Geral do Comitê Central do Partido Comunista de Chinesa (PCCh) e a Administração Presidencial russa sustentem intercâmbios, cooperação e aprendam mutuamente.

Esta é uma mostra importante de nossa confiança mútua de alto nível, enfatizou Xi.

Por sua vez, Ivanov manifestou que os intercâmbios de alto nível guiam o progresso dos nexos bilaterais, e assegurou que os dois países têm mantido um desenvolvimento rápido na cooperação em diversas áreas e uma comunicação e coordenação, estreitas em assuntos internacionais.

Igualmente apontou que a Administração Presidencial russa está disposta a trabalhar com o Escritório Geral do Comitê Central do PCCh para implementar o consenso atingido entre os dois chefes de Estado e contribuir à relação bilateral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS