© AFP 2020 / CARLOS AGUILAR
Sputnik – Ingresso no país não exige necessidade de cumprir quarentena. Porém, governo do Chile tornou obrigatória a apresentação de um exame de PCR com resultado negativo.
Após o fechamento de suas fronteiras decretado em 17 de março, o Chile anunciou nesta quinta-feira (12) que vai permitir a entrada de turistas a partir de 23 de novembro.
As informações foram publicadas pelo jornal Clarín.
Por enquanto, os turistas só poderão entrar pelo aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile. O governo chileno garante que com o arrefecimento da situaçao, outros terminais aéreos e portuários em todo o país devem ser abertos.
Antes de embarcar para o Chile, os turistas devem preencher uma declaração que detalha sua origem e destino, assim como seu estado de saúde e a possível presença de sintomas de COVID-19. Além disso, é obrigatória a apresentação de um teste PCR com resultado negativo feito menos de 72 horas.
O fechamento das fronteiras do Chile afetou a indústria do turismo, que já perdeu a temporada de esqui e agora espera superar as perdas milionárias com o início do verão.
Segundo a Federação das Empresas de Turismo do Chile (Fedetur), em 2019 chegaram cerca de 4,5 milhões de visitantes estrangeiros. Durante a pandemia, metade dos empregos na indústria foram perdidos, o que equivale a 300 mil trabalhadores.