19.5 C
Brasília
sábado, 13 julho, 2024

Chile reativa vacinação anual contra Covid-19

Santiago do Chile (Prensa Latina) O Ministério da Saúde do Chile anunciou nesta sabado (20/10) que o programa de vacinação contra a Covid-19 foi reativado, um ano após o início da campanha anterior.

Segundo especialistas, os imunizantes para SARS-CoV-2 têm prazo máximo de proteção de seis meses e a partir daí começam a diminuir até que seus efeitos desapareçam e deixem as pessoas expostas à infecção.

Em outubro de 2022, o Chile iniciou a aplicação de uma vacina bivalente destinada à população idosa, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores do setor de saúde.

A Subsecretária de Saúde Pública, Andrea Albagli, informou que justamente esses grupos serão o primeiro objetivo enquanto se aguarda uma decisão do Conselho Consultivo de Vacinas e Estratégias de Imunização sobre os demais setores prioritários para 2024.

O Chile está negociando a compra de preparados que, além de protegerem contra a cepa inicial do coronavírus, também sejam eficazes contra a variante mais recente, chamada XBB.1.5, detectada há alguns meses no país.

O país sul-americano tem passado por um aumento de infecções nas últimas semanas e as autoridades alertaram que esta situação pode se espalhar e instaram a população a tomar precauções, como usar máscara em locais lotados

ÚLTIMAS NOTÍCIAS