19.5 C
Brasília
domingo, 22 dezembro, 2024

Chile e Emirados Árabes Unidos assinaram acordo comercial

Fotos: Cortesia da Presidência do Chile

Santiago do Chile, 29 de julho (Prensa Latina) O Chile e os Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram  nesta segunda (29) em Abu Dhabi o Acordo de Parceria Econômica Integral, durante a visita oficial do presidente Gabriel Boric a esse país, informou o Palácio de La Moneda.

A assinatura do documento que visa promover o intercâmbio comercial não petrolífero foi realizada durante uma entrevista entre o presidente sul-americano e o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan.

“Acredito que o tratado que assinamos hoje marca um momento crucial para as nossas duas nações”, disse Boric num comunicado no final da reunião.

Acrescentou que esta não é apenas uma conquista diplomática e comercial, mas um testemunho do compromisso mútuo com o desenvolvimento económico sustentável e a cooperação bilateral.

Pouco depois, na sua conta X, o presidente chileno disse que este instrumento permitirá progressos no desenvolvimento da energia verde e novas oportunidades de exportação para aquela zona do Médio Oriente.

Os dois países também assinaram memorandos sobre segurança alimentar, desenvolvimento agrícola, investimentos, ciências espaciais, tecnologia da informação e mineração.

Após a reunião de alto nível realizada no palácio Al Watan, o governante liderou um fórum entre representantes dos Fundos de Investimento dos EAU e líderes de organizações empresariais chilenas.

Lá, Boric expressou a sua convicção de que as empresas dos EAU aumentarão a sua presença no Chile em áreas de interesse mútuo, como infraestruturas, logística e segurança alimentar.

Que esta visita, disse, seja um ponto importante para compartilharmos nossas experiências e, consequentemente, termos maior aproximação.

A agenda desta segunda-feira inclui um passeio pela Grande Mesquita Sheikh Zayed, erguida em homenagem ao primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos, Zayed ibn Sultan Al Nahayan, falecido em 2004.

Nesta terça (30), terça-feira, Gabriel Boric e a sua delegação viajam para o Dubai, onde visitarão o porto de Jebel Ali, e serão recebidos pelo Emir Mohammed Bin Rashid Al Maktoum.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS