Além disso, a porta-voz do ministério russo de Assuntos Exteriores disse à Prensa Latina que as medidas coercitivas aplicadas pelos Estados Unidos contra a nação caribenha, reforçando o bloqueio de mais de 60 anos, estarão entre os temas das conversas bilaterais.
A Rússia participa de forma intensa no programa de desenvolvimento cubano até 2030, com planos de manutenção e modernização das ferrovias, construção de blocos energéticos, treinamento de especialistas, cooperação médica e muitas outras atividades.
O titular russo também se reunirá no México com seu similar desse país, Marcelo Ebrard, com quem abordará o fortalecimento da cooperação bilateral e dos órgãos de integração regionais, destacou Zajarova.
Essa colaboração inclui entidades como a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos, que o México preside este ano, enfatizou.
Na Venezuela, Lavrov tem previsto se reunir com Jorge Arreaza e com a vice-presidenta Delcy Rodríguez e o primeiro mandatário Nicolás Maduro, afirmou a porta-voz da Chancelaria.
Rússia e Venezuela comemoram este ano o aniversário 75 de suas relações diplomáticas, no próximo 3 de março, indicou a porta-voz.
Ambos países avançam na cooperação energética, em mineração, transporte, medicina, farmacêutica, colaboração técnico-militar e na coordenação de posições em diversos aspectos da arena internacional e em oposição à política de sanções, afirmou.
Em todos os casos, o chefe da diplomacia russa abordará o desenvolvimento do diálogo político, a cooperação econômica e o aperfeiçoamento das relações entre este país e as nações latino-americanas, apontou a alta funcionária pública.