31.5 C
Brasília
sexta-feira, 6 setembro, 2024

Censo Demográfico e Habitacional Boliviano na reta final

La Paz, 19 de fevereiro (Prensa Latina) Com 96% dos voluntários registrados e 80% das caixas censitárias distribuídas nos nove departamentos, o Censo Populacional e Habitacional da Bolívia entra hoje em sua reta final.

“Já estamos chegando ao dia (do Censo), falta quase um mês. Neste momento temos quase 675 mil voluntários inscritos em todo o país, o que representa 96 por cento da meta”, disse o diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE), Humberto Arandia.

Entrevistado pelo canal estatal Bolivia Tv, Arandia manifestou confiança de que nos próximos dias será alcançada a meta de 100 por cento de recenseadores voluntários e destacou que a montagem das caixas com material censitário para oito departamentos já foi concluída.

Indicou que faltam apenas 60.456 recenseadores e o INE está certo de que durante esta ou na próxima semana será atingida a meta dos cem por cento.

Comentou que desses 60.456, 31.510 são necessários em Santa Cruz, 12.000 em Cochabamba, 10.000 em La Paz, dois mil em Potosí, 1.300 em Oruro, 940 em Tarija e 696 em Beni, enquanto Chuquisaca e Pando já estão Eles têm a totalidade .

“Pedimos aos cidadãos em geral”, disse Arandia, “especialmente no departamento de Santa Cruz, onde falta metade dos voluntários, que continuem a registar-se”.

Acrescentou que até esta segunda-feira foi alcançado um número de voluntários nunca antes visto.

Ele informou ainda que outras atividades para cadastramento estão avançando, como a montagem de caixas com material censitário.

“A montagem de caixas a nível nacional já está em 80 por cento, terminamos oito dos nove departamentos e só falta terminar o departamento de La Paz”, reiterou o diretor do INE.

O especialista no assunto destacou que 50 por cento do material censitário enviado é registado, “o que mostra que este projecto Censitário está a avançar de forma excelente” e com transparência para benefício da população.

O Decreto Supremo 5.104 prevê incentivos que estimulam a participação dos cidadãos nas atividades censitárias.

Destacam-se entre elas a atribuição de certificados de formação com valor curricular pela Escola Plurinacional de Gestão Pública (EGPP) e pelo INE.

Outros prevêem que os certificados de participação serão considerados experiência de trabalho e que as certificações de formação e/ou a participação de recenseadores voluntários no processo serão consideradas com critério preferencial e não exclusivo nos processos de incorporação nas diferentes instituições públicas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS