Georgetown (Prensa Latina) A Comunidade do Caribe (Caricom) anunciou nesta terça (01) a abertura dos debates em torno do projeto de Política Ambiental e de Recursos Naturais, o qual discutir-se-á na região durante este mês.
Segundo o comunicado oficial, as consultas incluirão aos governos dos Estados insulares, os setores públicos e privados, a sociedade civil e representantes académicos.
As discussões estão programadas para os dias 3 e 4 de agosto em Barbados; 7 e 8 em Guiana, 14 e 15 Jamaica, 17 e 18 Santa Luzia, e 21 e 22 em Trinidad e Tobago.
O reporte indicou que ainda o Projeto de Marco de Políticas de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Comunidade do Caribe, entre outros regulamentos com vistas a 2022, estão em revisão.
A nova regulação articulará um enfoque da gestão sustentável dos recursos meio ambientais e naturais da Comunidade e dos seus Estados membros, reconheceu a entidade.
Dito regulamento propõe uma estrutura para a gestão do meio ambiente e os recursos naturais no conjunto de países, equilibrando a necessidade de explodir a terra, o ar, o água e os oceanos para o desenvolvimento económico, mantendo ao mesmo tempo um ambiente saudável.
A rodada de discussão deste mês será importante para avançar no processo de apresentar o Marco de Políticas aos ministros de Meio Ambiente da Caricom, precisou o documento oficial.
Ademais, requerer-se-á uma resposta regional coletiva para promover a gestão prudente e racional e a conservação dos recursos ambientais e naturais da área geográfica, destacou o texto.
A Política Ambiental da Caricom formulou-se sob a premisa de que o uso desmedido dos recursos socavará as opções regionais de desenvolvimento sustentável no contexto da agenda das Nações Unidas com vistas a 2030.