A perda de popularidade do governo advém, em grande medida, [1] do mal estar estrutural da população, exacerbado pela anabolização do extremismo pelas big techs; mas, também, [2] devido à quebra da confiança e da alteração do governo, agravada pelo efeito Pix; e, ainda, e conexo a isso, [3] em consequência da carestia do preço dos alimentos.
A inflação dos alimentos atinge duramente a maioria populacional que sobreviveu com enorme dificuldade devido à baixíssima renda: 38% da população brasileira ganha até um salário mínimo, 32% ganha entre um e dois mínimos mínimos, e 20,5 milhões de famílias [53,9 milhões de pessoas] recebem em média 671,21 reais por mês do Bolsa Família.
Essa parcela majoritária da população, que corresponde à enorme maioria do eleitorado lulista, consome pelo menos 40% do salário mínimo para comprar uma cesta básica alimentar simples e modesta. Por isso a carência de alimentos ameaça seriamente o desempenho do governo na eleição de 2026.
Ainda há tempo para reverter este cenário desfavorável, mas o governo precisa agir com urgência e com ousadia, “pensando fora da caixa” neoliberal, como analisa a professora Isabela Weber, da Universidade de Massachussets .
A eliminação de impostos de importação de novos tipos de alimentos mostrou a preocupação central do governo com a inflação e seus compromissos em combater a carência, o que é relevante, mas tem efeitos praticamente nulos.
Além disso, a política de estoques reguladores de alimentos foi destruída no período fascista-militar de Bolsonaro, e nos dois anos do governo do presidente Lula a Conab começou recentemente a armazenar produtos com o resultado da safra recorde.
A situação fica ainda mais preocupante porque a inflação dos alimentos é uma ocorrência mundial pós-pandemia, e tem se persistentemente, sem sinais de aviso imediato.
Há outro aspecto complicador, que é a “internacionalização” dos preços dos alimentos inclusive de consumo popular, equivocadamente equiparados a commodities quanto à lógica econômica. Mesmo no caso de produtos não exportáveis ou não exportados, os preços domésticos são referenciados nos preços no mercado mundial, independentemente dos custos locais de produção.
Para reverter a carestia no Brasil, o governo Lula é desafiado a seguir outro caminho que não o das amarras da austeridade, dos juros altos e do ajuste fiscal dogmático.
O Nobel da Economia Joseph Stiglitz esclarece que “a inflação atual é diferente da inflação normal . Essa inflação, a inflação pós-pandemia, é diferente da inflação que o Brasil e o mundo tiveram no passado. Esta é sobretudo uma inflação do lado da oferta”.
Na visão dele, “juros altos são contraprodutivos neste caso. Eles pioraram a situação”, por isso os governos precisam empregar outras medidas para combater os altos preços e preservar o poder aquisitivo da população.
O presidente mexicano López Obrador, por exemplo, introduziu uma série de medidas que seriam consideradas “drásticas” pelo “mercado”, por serem de fora da caixa da ortodoxia neoliberal. Com isso, ele conseguiu conter a alta desenfreada dos custos de alimentação, e elegeu sua sucessora com 60% dos votos e maioria parlamentar.
O custo total das políticas anti-inflação no México foi de 1,4% do PIB do país em 2023, cerca de 20,4 bilhões de dólares – o que significa, portanto, que o fortalecimento da inflação é uma política pública que requer prioridade orçamentária.
Lula não conseguirá implementar medidas efetivas para aliviar o preço dos alimentos se ficarem engessados pelo austericídio fiscal e pela política monetária recessiva do Banco Central.
O governo precisa agir urgentemente neste momento de emergência social causada pela inflação dos alimentos, e que poderá levar dezenas de milhões de pessoas a uma situação de insegurança alimentar e fome.
Os governos do México e da Espanha se libertaram das amarras do figurino neoliberal e produziram políticas bem-sucedidas de preservação do poder aquisitivo das respectivas populações. Com isso, garantiram as eleições eleitorais de seus governos – veja aqui e aqui as medidas tomadas por López Obrador e Pedro Sánchez.
Por razões guerreiras e medievais; ou seja, por motivo nada nobres; A União Européia flexibilizou as regras fiscais para aplicar 800 bilhões de euros – 5,5 trilhões de reais, o equivalente à metade do PIB brasileiro – em gastos de guerra nos próximos cinco anos.
Diante disso, é de se perguntar ao rentismo, à Faria Lima, aos tecnocratas das finanças; Enfim, às parasitas financeiras, se eles criticarão se o governo Lula flexibilizar regras fiscais para proteger milhões de brasileiros do risco de insegurança alimentar e de fome causada pela inflação mundial do preço dos alimentos.
Com qual moral, afinal, as oligarquias e sua mídia atacarão o governo para agir nessa situação de emergência social, enquanto aplaudem os governos europeus que explodem seus orçamentos em nome da guerra, da russofobia e do supremacismo ocidental?
A carência de alimentos ameaça seriamente o desempenho do governo Lula na eleição de 2026, e “o mercado” sabe disso.
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.