Brasília, 3 de dezembro de 2021 às 10:21
Selecione o Idioma:

Cultura

Postado em 16/11/2021 9:36

Capoeira em Movimento no Teatro Vila Velha em Salvador

.

No próximo dia 19 de novembro, Salvador inicia a preparação para receber o 1º Festival de Capoeira: ancestralidade e resistência. O lançamento desse levante artístico, cultural e empreendedor será realizado no Teatro Vila Velha,

Campo Grande, às 19h, e contará com as participações de mestres da capoeira, da cultura popular, autoridades políticas e acadêmicas, artistas e grandes nomes da capoeira local e nacional.

Em sua largada, o Festival contará com o mestre Tonho Matéria como anfitrião e trará na programação apresentações da orquestra de berimbaus, recital de poesia, performance de dança.

Toda essa agitação servirá como prévia do que ocorrerá durante os dias 20 a 23 de janeiro de 2022, quando mestres, contramestres, iniciantes, estudiosos e amantes dessa arte genuinamente brasileira compartilharão e trocarão saberes, experiências, vivências e fortalecerão o espírito de luta e resistência presentes na capoeira.

A programação girará em torno de cinco eixos temáticos: Capoeira tem luta por direitos (dedicado às rodas de conversas, debates e os encontros com pesquisadores), Capoeira tem erê (numa referência aos orixás criança e voltado para a participação infanto juvenil e juvenil ), Capoeira tem Magia (voltado para as artes na linguagem da música, composições, expressões diversas e um desfile de moda); Capoeira tem Criatividade (voltado para a realização da feira e roda de negócio com artesanato e gastronomia), Capoeira tem ancestralidade (oficina e espaços de vivência com os griôs e capoeiristas).

O encerramento do Festival ocorrerá no melhor estilo das festas populares baianas, quando os participantes percorrerão as ruas da capital baiana na Berimbalada, um grande ato cultural em defesa da capoeira e dos nossos griôs conclamando com música, alegria e dança o espírito da capoeira.

Para saber mais, fique atento às redes sociais do Capoeira em Movimento no Instagram, Facebook e YouTube (@capoeiraemmovimentobahia).

Vale salientar que o acesso às dependências do Teatro Vila Velha só será permitido com a apresentação da carteira de vacinação contra a COVID 19 completa.

Contatos: Carmen Vasconcelos – DRT 1730/71 98828-6792 Edu Tito – 71 99268-8430

Glenda Lima – 71 98723-5841

Comentários: