14.5 C
Brasília
segunda-feira, 9 setembro, 2024

Candidatos argentinos participam de debate presidencial obrigatório

Buenos Aires, 1º de outubro (Prensa Latina) Os candidatos das cinco forças políticas que competirão nas eleições gerais argentinas participarão hoje do primeiro debate presidencial obrigatório, realizado na província de Santiago del Estero.

O intercâmbio entre Sergio Massa (Unión por la Patria, UP), Javier Milei (La Libertad Avanza, LLA), Patricia Bullrich (Together for Change, JXC), Juan Schiaretti (We do for Our Country, HNP) e Myriam Bregman (Frente da Esquerda e da Unidade Operária) terá início às 21h, horário local.

O evento terá lugar no Centro de Convenções do Fórum Provincial, será gerido pela Universidade Nacional daquele território do norte do país e será transmitido pela Televisão Pública.

Entre os temas que serão abordados estão a economia, a educação e os direitos humanos e a convivência democrática, este último escolhido pela participação popular.

Conforme estabelecido, o debate terá duração aproximada de 2h20, haverá intervalos entre eixos temáticos e cada candidato ao Governo fará uma apresentação de um minuto, que será seguida de um bloco de perguntas cruzadas.

A segunda reunião acontecerá no próximo domingo na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, entidade que também sediaria uma terceira no dia 12 de novembro caso não fosse possível definir um vencedor nas eleições do dia 22 deste mês e fosse necessário ir para um segundo turno.

De acordo com a contagem final, nas eleições primárias de 13 de agosto, o LLA obteve 29,86 por cento dos votos, JxC 28 e UP 27,28.

Já a PNH registrou 3,71 e a Frente 2,61.

No total, foram registrados um milhão 356 mil 480 votos em branco e 309 mil 807 votos inválidos.

A participação foi de 69,62 por cento de um total de 34 milhões 491 mil 607 pessoas, o que significa que 10,5 milhões de argentinos não foram votar e poderiam definir a corrida à Presidência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS