18.5 C
Brasília
domingo, 21 julho, 2024

Caminhe pela Havana de Alejo Carpentier por diferentes rotas

Havana, 9 de julho (Prensa Latina) Com uma festa de verão na cidade das colunas, começa hoje o projeto Rutas y Andares em homenagem aos 120 anos de nascimento do intelectual cubano Alejo Carpentier.

24ª edição acontecerá até 31 de agosto, patrocinada pelo Gabinete do Historiador da Cidade de Havana (OHCH), e da qual sairão várias das propostas inspiradas em Carpentier, que definiu a arquitetura de Havana como tendo um “estilo sem estilo .” , que no longo prazo, através de um processo de simbiose, amalgama” (…) “num peculiar estilo barroco.”

As Rutas y Andares deste ano dedicarão grande parte de sua agenda ao 505º aniversário da fundação da cidade de San Cristóbal de La Habana.

É o prelúdio daquela celebração em que se realizam projectos de bairro, visitas a museus – as ruas vão ligar públicos diversos -, visitas a locais históricos e recreativos, tudo com um único objectivo: unir-nos para descobrir em família o que esta cidade oferece. .

De acordo com a programação do OHCH, as sessões de terça-feira na sua secção museológica oferecem o Roteiro “Ambientes Coloniais”. Havana e seu mobiliário”, com visitas a diferentes destas instituições, incluindo o Museu de Arte Colonial, o Museu Napoleônico, o Museu de Arte Sacra do Convento de São Francisco e diversas opções para a família.

Uma oferta tentadora é a do Museu de Cerâmica Contemporânea de Cuba, que convida ao Festival de Cerâmica “Tomando Forma”, dedicado nesta ocasião ao chocolate e cujo passeio terá lugar em agosto.

Como em cada edição, estão previstos Roteiros Especiais, com visitas direcionadas a centros recreativos e centros de educação artística e científica.

Entre eles está o roteiro especial por La Quinta de los Molinos, que se repete todos os anos, bem como o roteiro especial pelo aniversário do Centro Cultural Hispano-Americano.

Os Andares também são contados de quarta a sábado e aqui entram em cena o Andar con los Andantes, o passeio de Carpentier por Havana e o passeio de aniversário da cidade.

Entre caminhadas e passeios há virtuais, atividades específicas para crianças, adolescentes e jovens, bem como as habituais oficinas de verão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS