24.5 C
Brasília
sexta-feira, 21 junho, 2024

Buena Vista Social Club chega com seu Adios Tour a Porto Rico

San Juan, (Prensa Latina) Com seu Adios Tour, o mítico grupo cubano Buena Vista Social Club chegou a Porto Rico para oferecer um concerto no Coliseu Roberto Cemente, depois de suas exitosas apresentações nos Estados Unidos.

“Já estamos na bela Porto Rico. Terra de ritmo e sabores”, compartilhou por meio das redes sociais sua principal cantora, Omara Portuondo.

Em seu périplo estadunidense, o grupo deu shows no Hollywood Bowl, Humphreys Concerts by the Bay, Denver Botanic Gardens e Rialto Center for the Arts, entre outros.

Ademais, somou outro título a sua privilegiada carreira musical ao atuar em outubro na Casa Branca, o primeiro grupo cubano a apresentar-se ali no último meio século.

Neste mês, a orquestra fará uma escala em Havana para acompanhar o trovador Silvio Rodríguez em seu concerto número 70 como parte de sua viagem pelos bairros. Depois, retomará o périplo mundial Adios Tour.

Buena Vista Social Club, um dos grupos cubanos com maior prestígio a nível internacional, é composto em sua maioria por veteranos músicos da ilha caribenha, defensores até o final do som, o bolero, o danzón e a salsa.

Desde 1996, o projeto reúne prestigiosos cultores da música tradicional da Maior das Antilhas, sobretudo aquela das décadas de 1930 a 1950.

Sob a batuta do violonista e produtor estadunidense Ry Cooder, gravaram um álbum merecedor de um prêmio Grammy e também um documentário indicado ao Oscar no ano 2000.

A formação atual do grupo inclui uma nova geração de músicos, como Luis “Guajirito” Mirabal, quem em seus 21 anos compartilha o sucesso com seu avô Luis Manuel “Guajiro” Mirabal, de 82.

Entre os veteranos figuram a vocalista Omara Portuondo, o violonista Eliades Ochoa, o trombonista e diretor Jesús “Aguaje” Ramos e o baixista Barbarito Torres.

Com o Adios Tour iniciado em 2014, o grupo despede-se dos palcos, mas queremos que nossa música perdure no tempo e sigamos encantando a todos, expressou Omara em Havana antes de sair a percorrer mundo.

E ainda, confessou que almeja a continuidade do Buena Vista Social Clube, apesar de sua anunciada dissolução em um futuro próximo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS