Londres, (Prensa Latina) O jornal Independent publicou nesta terça (24) que mais da metade dos britânicos quer abandonar a União Europeia (UE), um problema que preocupa os economistas do velho continente.
O referido diário difunde nesta terça-feira uma sondagem realizada depois dos ataques terroristas de Paris em 13 de novembro.
A pesquisa do escritório ORB, na qual participaram duas mil pessoas, mostrou que 52% dos entrevistados queriam abandonar a UE.
Essa mesma indagação situa que 48% prefere continuar sendo membros. Em sondagens similares realizadas em junho, julho e setembro, a maioria escolheu continuar dentro da UE.
Durante os primeiros dias deste mês, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pôs em marcha sua tentativa de reforma do bloco dos 28 Estados-membros.
Essa iniciativa está face a um referendo no qual os britânicos terão que decidir se continuam fazendo parte da UE, votação que Cameron prometeu para finais de 2017.
Uma saída britânica poderia abalar a UE ao ficar sem sua segunda economia mais importante (atrás da Alemanha) e uma de suas duas principais potências militares.