22.5 C
Brasília
sábado, 14 setembro, 2024

‘Brasil não pode seguir a reboque de países ricos’, dispara Lula sobre uso desenfreado de IA

Sputnik – Fala foi proferida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 1ª Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), focada nos avanços e desafios da Inteligência Artificial (IA) no Brasil, realizada nessa quinta-feira (7).

Durante o encontro, o presidente solicitou aos especialistas a elaboração de uma proposta para ser apresentada na Conferência das Nações Unidas em setembro.
Lula enfatizou a posição estratégica do Brasil como presidente do G20 e do BRICS no próximo ano, ressaltando a importância de liderar a agenda do Sul Global nos fóruns internacionais com iniciativas de inovação, afirmando que “não podemos seguir de reboque nesta área“.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante uma reunião do seu Conselho de Concorrência na Sala de Jantar de Estado da Casa Branca em Washington, DC, em 5 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024

Panorama internacional

EUA continuarão a apoiar a Ucrânia: ‘Não iremos embora’, diz Biden em discurso do Estado da União

Ele argumentou que, muitas vezes, a excessiva reflexão e teorização impedem a ação, destacando a necessidade de uma política concreta em inteligência artificial.
O CNCT, órgão consultivo de assessoramento superior da Presidência da República, tem como missão primordial impulsionar a ciência, tecnologia e inovação como fundamentais para o desenvolvimento nacional.
Durante a reunião, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, juntamente com ministros, autoridades e especialistas, debateram o papel da inteligência artificial no avanço científico e tecnológico do Brasil.
Na agenda, foram abordados desafios relacionados à integridade da informação, a necessidade de regulamentação internacional e a transição para uma economia verde e sustentável.
Presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024

Panorama internacional

China alerta: ‘Se os EUA ficarem obcecados em nos restringir, acabarão prejudicando a si mesmos’

So a liderança de Lula, a reunião abordou diversas questões cruciais da IA, incluindo desafios digitais, aplicações e riscos, assim como o impacto no mercado de trabalho e a integridade da informação.
ministra Luciana Santos enfatizou a importância dos avanços da IA no país, destacando a necessidade de adaptação da indústria ao progresso tecnológico. Ela ressaltou que a IA já está sendo aplicada em setores como saúde e educação.
Para que o Brasil seja autônomo nesse campo, a ministra defendeu a produção interna de IA, indo além do simples uso da tecnologia, a fim de evitar desigualdades entre os países.

Operador de complexo robótico de remoção de minas do destacamento consolidado do Centro de Ação contra Minas das Forças Armadas Russas trabalha na desminagem de um canteiro de obras durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, em Mariupol, República Popular de Donetsk (RPD) - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024

Panorama internacional

‘Novas armas, velhos hábitos’: o papel da tecnologia na arte da guerra no século XXI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS