Brasília, 16 de maio de 2022 às 00:44
Selecione o Idioma:

Brasil

Postado em 31/01/2020 8:58

Brasil está governado por loucos, afirma Chico Buarque

.

Brasília, (Prensa Latina) O renomado escritor, cantor e compositor Chico Buarque afirmou que o Brasil está governado hoje por loucos, em um vídeo enviado à jovem cineasta Petra Costa, diretora do documentário Democracia em Vertigem, nomeada ao Oscar.
No audiovisual, Buarque, de 75 anos, afirma que as cenas do filme mostram como os que tramaram a queda da então presidenta Dilma Rousseff em 2016 deram a impressão de que ‘estavam jogando com a democracia’.

Assegura que os golpistas ‘não sabiam como esperar outros quatro anos, quando talvez poderiam estabelecer um governo liberal e conservador… E o resultado está aí. Hoje temos um país governado por loucos’.

Para ao autor de O que será, o documentário, ‘além de seus méritos cinematográficos, que são muitos, tem um grande valor histórico’.

Reitera que Costa soube captar com sensibilidade, no calor da hora, as estruturas da cena política, sobretudo a partir de 2014, quando os perdedores não aceitaram o resultado das pesquisas e começaram a tramar, com o apoio de grande parte da classe política, os grandes meios de comunicação, e com a complacência, ao menos, da justiça, contra o Governo de Rousseff.

Em Democracia…, a diretora brasileira retrata o processo que retirou Rousseff da presidência, de um ponto de vista pessoal, misturando sua história familiar com a trajetória política nacional.

Para esta obra, Costa incluiu imagens de Brasil neste século, especialmente dos governos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Acrescentou filmagens direta das mobilizações da direita em 2015-2016, as quais desembocaram no golpe parlamentar judicial contra Rousseff que encerrou três mandatos sucessivos de administrações do PT.

A cerimônia do Oscar se celebrará em 9 de fevereiro em Los Angeles, Califórnia.

Comentários: