20.5 C
Brasília
domingo, 15 setembro, 2024

Brasil e Argentina negociam a ampliação do comércio e a renovação do acordo automotivo

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ministros da Indústria e do Comércio do Brasil e da Argentina realizaram nesta segunda-feira, em Brasília, a primeira reunião da Comissão Bilateral, que foi reativada em fevereiro, em Buenos Aires, destinada a ampliar o comércio entre os dois países.

Entre os principais temas tratados, estavam os termos da renovação do acordo automotivo em vigor, que vence em 30 de junho, informou Agência Brasil.Em entrevista para comentar as negociações ao longo do dia, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro, voltou a defender um acordo automotivo de livre comércio com os vizinhos. No entanto, Monteiro reconheceu que a renovação no curto prazo deve novamente basear-se em cotas de comércio. Ele expressou otimismo com a possibilidade de conseguir um “ajuste” e “condições equilibradas” em relação às que estão vigorando atualmente.

O acordo atual prevê o sistema flex, em que o Brasil pode vender com isenção de impostos no máximo US$ 1,5 para cada US$ 1 importado do país vizinho. O governo brasileiro gostaria de ver essa margem ampliada, mas os argentinos resistem.

Armando Monteiro ressaltou que Brasil e Argentina negociam acordos respectivos de livre comércio com o México. Segundo ele, seria razoável, portanto, negociarem o mesmo tipo de acordo entre si.A próxima reunião da Comissão Bilateral Brasil-Argentina está prevista para junho. De acordo com Armando Monteiro, além das discussões sobre o acordo automotivo, foram lançadas oficialmente nesta segunda-feira as negociações para um protocolo de compras governamentais no âmbito do Mercosul.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/brasil/20160425/4300601/Brasil-Argentina-negociam-ampliacao-comercio-acordo-automotivo.html#ixzz47b9IMrwF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS