29.5 C
Brasília
segunda-feira, 16 setembro, 2024

Borrell: Devemos respeitar a vontade do povo venezuelano

O Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e de Segurança, Joseph Borrell.

HispanTV – O chefe da diplomacia da União Europeia pede para respeitar a vontade do povo venezuelano nas eleições e garantir “total transparência” do processo.

Através de mensagem publicada segunda-feira em

“O povo da Venezuela votou no futuro do seu país de forma pacífica e massiva, a sua vontade deve ser respeitada”, escreveu o alto funcionário espanhol.

Borrell destacou que “ é vital garantir a total transparência do processo eleitoral, incluindo a contagem detalhada dos votos e o acesso aos registos de votação das assembleias de voto ”.

Com 51,20 por cento dos votos, o chefe de Estado da Venezuela e candidato do Grande Pólo Patriótico, Nicolás Maduro, venceu as eleições presidenciais, conforme informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) nos primeiros minutos desta segunda-feira.

Maduro foi reeleito com 5.150.092 votos em eleições que decorreram sem incidentes. Edmundo González obteve 4 milhões 445 mil 978 votos.

Um total de 21.620.705 eleitores venezuelanos no país e 228 mil eleitores residentes no exterior foram autorizados a exercer o seu direito de voto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS