24.5 C
Brasília
domingo, 19 maio, 2024

Bons ventos levam Campeonato Baiano de Windsurf para Bomja

Por  Angelica Parras

O windsurf baiano é referência e do estado saíram nomes campeões como Henrique Jordan, Reizinho da Rua K, Adriano Azevedo, Alexandre Lessa, Vicente Sá Barreto, Paulo Carvalho, Robson Rosário e tantos outros. Para marcar os 40 anos de campeonatos no estado, acontece nos dias 22 e 23 de outubro, o Campeonato Baiano de Windsurf, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, uma das melhores raias para esporte náutico do país.

Cinquenta atletas disputarão o troféu de melhor velejador da Bahia, nas categorias leve e pesada. Serão dois dias de competição, com percurso desenhado pelo velejador Deni Brito.

A largada será da Praia do Nordeste e as velas coloridas irão saudar a recém restaurada Igreja de Senhor dos Passos, seguindo em longa distância pelas oito ilhas da região: Frades, Madre de Deus, Maria Guarda, Capeta, Das Vacas, Santo Antônio, Ilhota e Língua da Baleia.

Na briga pelo troféu, Bira Mesquita, que reinou imbatível entre os melhores do Brasil e foi campeão nacional da Copa Vela de Juazeiro, deste ano.  Vai competir para permanecer com a marca dos bons e não abrir caminho Sinval Sant, velejador local, que vai defender o quarto título de campeão baiano da classe pesada.

Os novos windsurfistas chegam nesse ano pelas mãos de Mateus Mesquita. Na nova safra está Miguel Toscano, de 10 anos, um talento reconhecido entre os mais experientes.

A disputa mais aguardada está na classe feminina, entre Isabela Gontijo, Alba Sheible e Mônica Sa Barreto, velejadoras talhadas no vento e maré da ilha de Bom Jesus, que disputarão o troféu com as demais mulheres do estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS