26.5 C
Brasília
quarta-feira, 4 setembro, 2024

Bom equilíbrio de energia renovável em El Salvador

San Salvador, 22 de agosto (Prensa Latina) A produção de energia com fontes renováveis ​​em El Salvador atingiu 73% durante o mês de julho, informou hoje um relatório da Unidade de Transações (UT).

Neste troço, a central hidroelétrica foi o principal gerador em Julho, cobrindo 42,7 por cento da procura, principalmente devido às chuvas abundantes que ocorreram no país em Junho e Julho deste ano.

A avaliação indicou que, com o aumento das chuvas, a geração hidrelétrica deslocou outras tecnologias e tornou-se o principal fornecedor do mercado de energia.

Dados fornecidos pela Comissão Executiva Hidroelétrica do Rio Lempa (CEL), asseguram que o país necessitou de 610 gigawatts hora (GWh) durante o mês de Julho, dos quais mais de 73 por cento corresponderam à geração renovável, 24 a tecnologias térmicas – bunker e gás natural-. e três para importações.

Da demanda, 270,44 GWh foram atendidos pela geração hidrelétrica das usinas Guajoyo, Cerrón Grande, 15 de setembro, 5 de novembro e 3 de fevereiro, usinas beneficiadas por um mês chuvoso de julho.

Dados do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais (MARN) asseguram que Julho foi o nono mês mais chuvoso dos últimos 54 anos, com um acumulado de 356,1 mililitros de água, 133 por cento acima da média histórica.

Outra contribuição importante foi dada pela geração geotérmica, que durante o mês de julho registou 20,13 por cento da procura com uma contribuição de 127,35 GWh, enquanto a solar representou 7,96 após adicionar 50,39 GWh, e a eólica representou 2,05 com 12,96 GWh.

El Salvador trabalha para alcançar sua independência energética com fontes renováveis, especialmente com a utilização de fontes termais próximas aos seus 242 vulcões, dos quais 36 são considerados ativos e deles 10 estão sob vigilância constante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS