La Paz (Prensa Latina) A Bolívia avança na tarefa de promover e proteger os direitos indígenas com sua participação em foros internacionais de alto nível, informou nesta quarta (28) o Itamaraty.
Nesta linha, o Vice-Ministro das Relações Exteriores, Freddy Mamani, participou nesta terça-feira de um evento virtual paralelo enquadrado na vigésima sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas, onde apoiou particularmente a defesa das línguas nativas.
Por outro lado, Mamani informou ali que na XXVII Cúpula Ibero-americana realizada em 21 de abril em Andorra, foram aprovados o Programa de Ação e o Comunicado Especial sobre a Criação do Instituto Ibero-Americano de Línguas Indígenas.
Acrescentou que nesse Programa de Ação foi acordada a criação do Instituto Ibero-americano de Línguas Indígenas, cuja finalidade será promover o uso, a conservação e o desenvolvimento dessas línguas faladas na América Latina e no Caribe, apoiando-as nas sociedades e nos Estados no exercício dos direitos culturais e linguísticos.