17.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 julho, 2024

Bolívia e Rússia assinam acordo para reconhecimento de diplomas universitários

Ministério da Educação e Ciência da Rússia

Svetlana Spalko

O novo documento estipula criação de um quadro jurídico para promover condições favoráveis ​​à educação e à carreira profissional de cidadãos de ambos os países.

A cerimônia de assinatura do acordo intergovernamental russo-boliviano para o reconhecimento mútuo de ensino, qualificações e diplomas aconteceu na Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU).

De acordo com o presidente da Bolívia, Luis Arce, que esteve presente no evento, o documento simplificará os processos de reconhecimento na área de ensino. O acordo anterior, de 1971, não seria mais suficientemente eficaz. “O novo documento criará um quadro jurídico que promove condições favoráveis ​​para a educação e a carreira profissional dos cidadãos dos nossos países”.

O documento foi assinado pelo vice-ministro da Ciência e Ensino Superior da Federação da Rússia, Konstantin Moguilevski, e pela ministra das Relações Exteriores da Bolívia, Selinda Sosa Lunda.

Segundo Moguilevski, mais de 240 cidadãos bolivianos estudam atualmente em universidades russas. Porém, a Rússia estaria disposta a receber mais estudantes do país sul-americano. O acordo pressupõe apoio adicional aos candidatos bolivianos quando se matricularem em universidades russas.

Ainda durante a reunião, segundo o Ministério da Educação russo, o presidente boliviano Luis Arce recebeu o título de Doutor Honorário da SPbU por suas realizações no campo das ciências econômicas e sua contribuição para o desenvolvimento da cooperação internacional entre Rússia e Bolívia. Arce ministrou uma palestra sobre o modelo econômico boliviano e respondeu a perguntas dos estudantes.

https://br.rbth.com/educacao/89062-russia-e-bolivia-assinam-acordo-reconhecimento-diplomas-universitarios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS