La Paz (Prensa Latina) O presidente boliviano, Luis Arce, afastou nesta segunda (04) a possibilidade de especulação em relação à aquisição e distribuição da vacina russa Sputnik V, para combater o Covid-19.
‘Não vamos especular sobre a saúde dos bolivianos. Os anúncios são feitos sobre resultados concretos’, disse.
Arce acrescentou que a Bolívia está administrando a aquisição de 5,2 milhões de doses do medicamento russo e de outros lotes de vacinas que chegarão ao país pelo sistema Covax, um fundo de acesso global para vacinas anti-Covid-19.
Com isso, mais vacinas chegarão ao país sul-americano para imunizar a população boliviana, disse o presidente, que concluiu a mensagem com as etiquetas #NoBajemosLaGuardia e #VamosASalirAdelante.
Na semana passada, o porta-voz da presidência, Jorge Richter, criticou uma campanha que visa desacreditar a vacina Sputnik V entre os bolivianos com o objetivo de vetar seu uso.
‘… não dá para montar uma campanha tentando assustar uma população a não usar a vacina (Sputnik V russo) quando está rodando o mundo com um grande número de doses, devidamente certificada, incluindo Argentina, México, Chile, para citar alguns países ‘, disse Richter ao jornal local La Razón.
A Bolívia vive um surto de Covid-19 com até mil casos positivos por dia, porém no final deste domingo apenas 606 infectados foram identificados de acordo com a seção da Direção Nacional de Epidemiologia.
Para conter uma segunda onda da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, o governo intensificou os testes para identificar a Covid-19 nos estágios iniciais e, consequentemente, agir para prevenir o aumento das infecções.
Autoridades governamentais, departamentais e prefeitos se reunirão hoje para coordenar ações destinadas a reduzir o impacto da pandemia, iniciativas nas quais as Forças Armadas e a Polícia Nacional confirmaram sua participação.
O Ministério da Saúde e Esportes boliviano indica que desde o surgimento dos primeiros casos da doença em março passado, o país acumula 162.055 confirmados, dos quais 132.097 conseguiram se recuperar, e lamenta a morte de 9.165.