Brasília, 21 de janeiro de 2022 às 10:08
Selecione o Idioma:

Nossa América

Postado em 30/01/2016 8:03

Blogueiros chamam Cristina Mujica, Lula e Dilma para seu encontro nacional

.

Por FC Leite Filho

O V Encontro Nacional de Blogueiros, entre 20 e 22 de maio, em Belo Horizonte, se converterá provavelmente em importante ato histórico contra a ameaça totalitária que se abate sobre a Argentina e o Brasil. A ex-presidente Cristina Kirchner, recolhida em silêncio, na Patagônia, ainda que trabalhando intensamente nos bastidores, desde que deixou o poder, em 10 de dezembro, e PepeMujica, do Uruguai, se juntarão a Lula, Dilma, mil blogueiros e militantes das redes sociais do Brasil e convidados do continente.

É um instante crucial em que o Cone Sul vê-se assaltado por nova arremetida direitista, com todas as tintas do obscurantismo dos anos 70. Na Argentina, por exemplo, o governo de Macri, em menos de dois meses, mandou para a rua cerca de 100 mil funcionários públicos, reduziu em 40% o poder aquisitivo, com medidas como a que propicia a invasão da economia pelas empresas e conglomerados transnacionais. Seu último ato foi de aumentar o preço da luz em 600%.

No evento, os blogueiros vão discutir com estes estadistas irmãos os caminhos a seguir para enfrentar, especialmente, o despotismo de Maurício Macri, que está revogando, manu militari, todas as as leis de proteção social e de comunicação legadas pelos Kirchner. Junte-se a isso e a campanha insidiosa da mídia internacional para aplicar um golpe de Estado a la Paraguai contra a presidenta brasileira Dilma Rousseff. Rompendo a nefanda blindagem midiática que acoberta e potencializa os desmandos de Macri e as denúncias fabricadas contra Lula e membros do governo Dilma, os blogueiros acabaram se tornando o contraponto comunicacional determinante do golpismo.

Com efeito, o papel dos blogueiros e militantes das redes sociais já vinham desempenhando importante papel político, na medida em que desmascarou os planos neoliberais de Aécio Neves e de Marina, candidatos derrotados pelo programa de inclusão social de Dilma, na eleição de 2014. Também desmoralizou, mostrando quem realmente são, os líderes moralistas do impeachment, como Eduardo Cunha, Aloysio Nunes, candidato a vice de Aécio, os juízes e agentes da Operação Lava Jato, além dos negócios e interesses estratégicos de grupos de mídia, como o Clarín, La Naciõn, Veja, Folha e O Globo. Na Argentina, a militância na internet, que propicia rápidas, abrangentes e quase instantâneas formas de comunicação entre os cidadãos comuns, está sendo igualmente fundamental na convocação das manifestações quase diárias da população argentina contra Macri, vergonhosamente, sonegadas pelos meios de comunicação tradicionais, que também se beneficiam do recesso do Parlamento, ainda inativo até primeiro de março.

Como vai ser o evento – Representantes da Comissão Nacional de Blogueiros reuniram-se nesta terça-feira 26/1 na Casa do Jornalista com dezenas de militantes de movimentos sociais e sindicalistas para discutir a organização do 5º Encontro Nacional de Blogueiros, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de maio em Belo Horizonte e tem apoio do Sindicato. São esperados cerca de 1.000 blogueiros e ativistas digitais, dentre eles os principais do país, além de convidados estrangeiros.

A abertura será feita pela presidenta Dilma Rousseff e contará também com a presença de três ex-presidentes da República: Pepe Mujica, do Uruguai, Cristina Kirchner, da Argentina, e Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil; além dos ministros da Secretaria da Comunicação Social, Edinho Silva, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira [*].

O Encontro Nacional de Blogueiros aconteceu pela primeira vez em 2010, em São Paulo, como resposta à efervescente comunicação na internet, em contraponto ao pensamento único nos meios tradicionais. Repetiu-se em 2011, em Brasília, em 2012, em Salvador, e desde então tornou-se bienal – em 2014 foi realizado novamente em São Paulo. O número de participantes é cada vez maior, tendo chegado a 500 no 4º Encontro.

A escolha de Belo Horizonte para sede do 5º Encontro se deveu, além da sua localização central no país, à importância da capital na atual conjuntura política nacional. Os blogueiros entendem que Minas Gerais foi decisivo na eleição presidencial de 2014, disputada por dois candidatos belo-horizontinos. A decisão tomada pela Comissão Nacional de Blogueiros foi referendada com entusiasmo pelos militantes mineiros, que se comprometeram com a organização do encontro.

Apoios – Entre estes apoiadores estão centrais sindicais, como a CUT-MG; sindicatos, como SindUTE, Sindieletro, Sindifisco e dos Petroleiros; entidades estudantis e de jovens, como UNE, União Colegial, UJS, Levante Popular da Juventude; movimentos sociais, como Quem Luta Educa, Pastoral Fé e Política, Fora do Eixo, MST, e instituições de jornalismo e comunicação, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Jornalistas Sem Fronteiras, Brasil de Fato e jornais laboratórios de cursos de jornalismo.

O jornalista Altamiro Borges, presidente do Núcleo de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, ficou animado com a reunião. “Tenho certeza de que vamos realizar um grande encontro”, disse. Miro, como é conhecido, ressaltou que um movimento como esse não existe em outros países. “Os estrangeiros ficam impressionados com o vigor dos blogueiros brasileiros”, comentou.

A reunião discutiu a infraestrutura necessária para a realização do encontro, especialmente local, alojamentos e alimentação dos participantes. O encontro reivindica o apoio dos governos federal, estadual e municipal para sua realização, conforme aconteceu nos encontros anteriores, considerando que representa um segmento e um interesse expressivos da sociedade brasileira hoje.

Democratização – O centro das discussões do 5º Encontro Nacional de Blogueiros será a luta pela democratização da comunicação e pela liberdade de expressão, bandeiras que unem os ativistas digitais de todo o país, das mais diversas ideologias e preferências políticas. Os riscos de retrocesso social e a cruzada de ódio em curso na sociedade brasileira estarão em pauta.

Além de palestras e debates, o encontro terá rodas de conversas para trocas de experiências entre blogueiros. Participarão blogueiros famosos, como Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Rodrigo Viana, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Hildegard Angel e outros, além de convidados estrangeiros. No último dia será aprovada a Carta de Belo Horizonte e eleita a nova Comissão Nacional de Blogueiros.

* Da redação do blog: Os nomes citados na reportagem foram convidados para o evento, mas nem todos já confirmaram a sua participação (Do Blog do Miro).

Comentários:

Uma ideia sobre “Blogueiros chamam Cristina Mujica, Lula e Dilma para seu encontro nacional”

Os comentários estão fechados.