Títulos verdes serão destinados ao financiamento de projetos ecológicos do grupo. Expectativa é lançar, em breve, novos títulos em outras moedas dos países-membros.
O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics irá emitir seus primeiros “green bonds”, ou títulos verdes, no valor de 3 bilhões de yuans (US$ 448,9 milhões), no mercado interbancário da China em 18 de julho, segundo comunicado divulgado pela instituição nesta terça-feira (12).
Esses títulos, que se diferenciam dos títulos de dívida pública por serem destinados exclusivamente ao financiamento de projetos ecológicos nos países-membros, representam a primeira emissão do tipo sob as diretrizes delineadas pelo Banco Central da China em dezembro.
“Este é um marco significativo para o NBD, e os títulos verdes ajudarão a cumprir a missão de desenvolvimento sustentável do banco. Além disso, a estratégia de financiamento do NDB terá como objetivo assegurar que o banco contribua para o desenvolvimento dos mercados de capitais locais em nossos países-membros”, declarou o presidente do Banco do Brics, KV Kamath, citado no comunicado.
O Bank of China Limited é o principal responsável pela emissão, que terá ainda participação de outras instituições como o Industrial and Commercial Bank of China Limited , o China Construction Bank Limited , o HSBC Bank (China) e o Standard Chartered Bank (China) Limited.
“O NDB pretende obter uma classificação de crédito internacional para ampliar o seu acesso aos mercados de capitais globais”, disse também Leslie Massdorp, diretor financeiro do banco.
A ideia é que, futuramente, também sejam emitidos títulos em outras moedas dos países-membros para, assim, reduzir o risco cambial dos projetos de infraestrutura financiados e ajudar a desenvolver os mercados angariação de fundos em moeda local.
O Novo Banco de Desenvolvimento foi criado em 2014 pelos países do Brics para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países-membros e outros emergentes. Por isso, a instituição também é vista como uma alternativa para o Banco Mundial e para o Fundo Monetário Internacional (FMI).
http://gazetarussa.com.br/brics/2016/07/12/banco-do-brics-emitira-primeiros-green-bonds-no-valor-de-us-449-mi_610933