16.5 C
Brasília
quarta-feira, 10 setembro, 2025

Ataques israelenses contra Doha ‘são um passo que leva a uma maior escalada’ no Oriente Médio, denuncia Moscou

© Sputnik / Natalia Seliverstova

Sputnik – A chancelaria russa qualifica o ato de Israel como flagrante violação do direito internacional e da Carta da ONU. O bombardeio viola a soberania de um país independente, levando a uma maior escalada de tensões no Oriente Médio.

Além disso, o ataque contra o país-mediador das negociações indiretas Israel-Hamas é uma ação que visa subverter os esforços internacionais de paz, observou a diplomacia russa.

A Rússia reiterou a sua posição a favor do cessar-fogo na Faixa de Gaza e da solução do problema palestino com base no direito internacional.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota condenando o ataque realizado por Israel contra uma área residencial em Doha, capital do Catar. O documento reitera, ainda, o apelo por um cessar-fogo permanente em Gaza, a retirada total das forças israelenses do território palestino, a interrupção das ofensivas na Cisjordânia, Líbano e Síria, a libertação dos reféns e o levantamento urgente de todas as barreiras à entrada e distribuição de ajuda humanitária.

Ontem (9), Israel realizou ataques aéreos contra um bairro residencial do Catar, com a intenção de atingir líderes do Hamas. O ataque deixou seis mortos, incluindo um policial catariano, e vários feridos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS