24.5 C
Brasília
domingo, 8 setembro, 2024

Ataque terrorista contra a embaixada de Cuba nos EUA

A fachada da embaixada cubana em Washington DC, capital dos Estados Unidos.

HispanTV – O Governo de Cuba qualificou o ataque de um indivíduo que atirou dois cocktails molotov à sua embaixada em Washington, a capital dos EUA, como um “ataque terrorista”.

“Hoje à noite, 24/9, a Embaixada de Cuba nos EUA foi alvo de um ataque terrorista cometido por um indivíduo que lançou dois coquetéis molotov. Não houve feridos no pessoal. Os detalhes estão sendo especificados”, escreveu nesta segunda-feira o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, nas redes sociais.

Ataque à embaixada cubana nos EUA, silêncio cúmplice

O chanceler cubano, Rodríguez, indicou também que este é o “segundo ataque violento contra a sede diplomática em Washington, desde abril de 2020”, quando um indivíduo disparou uma espingarda de assalto contra a embaixada.

“Os grupos anticubanos recorrem ao terrorismo porque se sentem impunes, algo sobre o qual Cuba alertou repetidamente as autoridades dos EUA”, destacou Rodríguez.

O presidente de Cuba denuncia que os EUA mantêm Havana sem informações sobre “o ataque terrorista” contra a embaixada da ilha em Washington.

Este incidente ocorreu um dia depois que o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e seu ministro das Relações Exteriores retornaram a Havana após uma semana em Nova York para participar da 78ª. sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). Durante este período a delegação insular realizou diversas atividades diplomáticas.

De facto, o movimento pró-cubano Puentes de Amor afirmou ser “extremamente preocupante” que este acto terrorista tenha ocorrido no último dia da visita do presidente cubano aos Estados Unidos.

A agência de notícias Prensa Latina, citando dados oficiais, indica que pelo menos 581 atos de terrorismo de Estado ocorreram contra as representações diplomáticas cubanas desde o triunfo da Revolução em janeiro de 1959.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS