© AP Photo / Andre Penner
Sputnik – Após o ataque à creche em Blumenau na quarta-feira (5), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o serviço de segurança diplomática dos Estados Unidos se reuniram para somar forças às apurações.
No ataque feito por um homem de 25 anos, quatro crianças foram mortas a machadada na cabeça, conforme notciado.
De acordo com o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do MPSC, o Consulado Americano informou que vai viabilizar o contato dos investigadores com plataformas digitais sediadas nos EUA, segundo o G1.
O trabalho em conjunto busca identificar possíveis outros usuários que usam plataformas digitais para estimular, propagar ou planejar ataques do tipo, conforme relatou o MPSC.
A reunião entre o órgão brasileiro e americano aconteceu de forma remota e teve participação da coordenação do CyberGaeco do Rio Grande do Sul. A força-tarefa do MP em São Paulo também se comprometeu a auxiliar nas investigações.
O CyberGaeco é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MPSC, das polícias Militar, Civil e Penal e do Corpo de Bombeiros Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.
O suspeito de assassinar as quatro crianças teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em audiência de custódia na tarde de quinta-feira (6).