Minsk, 18 nov (Prensa Latina) Ucrânia e as insurgentes Repúblicas Populares de Donetsk (RPD) e de Lugansk (RPL) concluíram aqui os diálogos sobre uma paz negociada sem acordo em relação às eleições locais em Donbass, confirmou hoje uma fonte rebelde.
Denis Pushilin, plenipotenciário da RPD ante o Grupo de Contato de Minsk para um acordo sobre o conflito em Donbass (sudeste da Ucrânia), afirmou que os debates devem continuar pois ontem não se chegou a um consenso.
O dirigente rebelde advertiu que todas as propostas submetidas à votação na Suprema Rada (Parlamento unicameral ucraniano) relacionadas com essas eleições devem ser reelaboradas e acertadas dentro do subgrupo de trabalho para temas políticos do Grupo de Contato.
Vladislav Deinego, plenipotenciário da RPL nas negociações, disse estar de acordo com esse ponto de vista.
Os dois dirigentes insurgentes criticaram que na lei ucraniana sobre o status especial da RPD e da RPL não se teve em conta, em nenhuma das leituras, as emendas necessárias à Constituição e continuam como matéria pendente.
O Grupo de Contato analisará em sua próxima sessão, anunciada para o dia 24 de novembro, propostas de emendas à Lei fundamental ucraniana, informou-se.
Deinego, por sua vez, explicou que os assuntos mais debatidos na rodada realizada nesta terça-feira foram o cumprimento do cessar-fogo, a realização de eleições locais e a restauração da infraestrutura em Donbass.
Conheceu-se que paralelamente se reuniram os grupos de trabalho de economia e assuntos humanitários, e que neste último aspecto um dos problemas avaliados foi o reinício do abastecimento de água para Donbass, segundo o Centro de Informação de Lugansk.
Deinego expressou que a Alemanha manifestou a disposição de restabelecer a infraestrutura necessária para a distribuição desse líquido vital.
O subgrupo de trabalho de segurança, no entanto, analisou a desminagem e a introdução de medidas adicionais para o controle da retirada de meios de artilharia de calibre inferior a 100 milímetros, bem como a troca de prisioneiros com a fórmula todos por todos.
De instável qualificou o porta-voz da RPL a situação atual em Donbass, mas esclareceu que no sentido geral ambas partes observam a trégua pactuada em Minsk em fevereiro e em setembro do ano em curso.
A Agência de Notícias de Donetsk informou que a próxima reunião do Grupo de Contato será realizada no dia 24 de novembro, e as seguintes estão previstas para 8, 15 e 22 de dezembro.