Havana, (Prensa Latina) A arte dos bailarinos do Ballet Nacional de Cuba (BNC) Grettel Morejón, Sadaise Arencibia, Dani Hernández e Adrián Sánchez se destacou em um espetáculo de dança no Peru.
Arencibia (primeira bailarina) e Sánchez (solista) interpretaram os pas de deux de Dom Quixote e de Carmen, este último em versão do coreógrafo cubano Alberto Alonso, um dos fundadores do BNC junto a Alicia e Fernando Alonso.
Enquanto, as primeiras figuras Morejón e Hernández exibiram suas destrezas nos pas de deux de Giselle e Cascanueces, ambos em versão de Alicia Alonso sobre as postas originais.
Há algumas semanas, este mesmo casal representou Cuba em uma festa internacional de estrelas no Chile.
De regresso ao país natal, os quatro artistas começarão a preparar-se para participar no 26° Festival Internacional de Ballet de Havana, que terá lugar de 28 de outubro a 6 de novembro.
Morejón tem sido artista convidada do Ballet Nacional do Peru, em várias ocasiões, e em dezembro de 2017 protagonizou a estreia mundial da versão de Romeo e Julieta, do coreógrafo Jimmy Gamonet, diretor dessa companhia.
Também, dançou no Sofía Festival Ballet acontecido em 2015 na Itália, onde compartilhou cena com bailarinos de companhias de Bulgária e Moldávia. Por sua vez, o Ballet Nacional da Ucrânia estendeu-lhe um convite para atuar em sua versão do clássico O lago dos cisnes, na temporada de novembro.