San Salvador, 16 out (Prensa Latina) O governo de El Salvador confirmou hoje que o arqueólogo Alejandro Paredes ganhou o Prêmio Nacional de Cultura-2018, que reconhece seu estudo e defesa da tradição originária deste país.
A ata do júri destacou as contribuições do pesquisador ao conhecimento das culturas originárias do ocidente salvadorenho, em particular com seus trabalhos sobre os monólitos maias conhecidos como Cabeças de Jaguar.
Tais esculturas são depoimento de uma consciência de comunidade, por seu estilo homogêneo e sua restrita distribuição geográfica, que descobrem certas práticas mágico-religiosas das sociedades pré-colombianas.
Durante uma década, Paredes pesquisou as Cabeças de Jaguar e demonstrou a formação e assentamento de comunidades que tiveram um sólido desenvolvimento sociopolítico durante várias gerações, do qual só ficam vestígios.
Entre os múltiplos ganhadores desta distinção destacam-se a atriz Isabel Dada, o recém-falecido artista Fernando Llort, o dramaturgo Roberto Salomón, e o grupo musical Yolocamba I Ta.