16.5 C
Brasília
sábado, 15 junho, 2024

Argentina desativa radar de empresa do Reino Unido perto das ilhas Malvinas

© AFP 2023 / Alejandro Pagni

Sputnik – O Ministério da Defesa da Argentina anunciou que um radar supostamente civil da britânica LeoLabs Argentina SRL pode ter consequências para a “segurança nacional” de Buenos Aires.

A empresa britânica LeoLabs começou a desmontar um radar instalado na província de Tierra del Fuego, no sul da Argentina, que, de acordo com o Ministério da Defesa do país, é uma “violação da segurança nacional” do país sul-americano, informou na quarta-feira (27) a agência argentina Télam.
Segundo o ministério argentino, o funcionamento contínuo das instalações da LeoLabs Argentina SRL, uma empresa domiciliada legalmente no Reino Unido, poderia “oferecer informações analisadas para uso militar”, dada a sua proximidade com as ilhas Malvinas. A soberania do território é reivindicada pelo país sul-americano desde a ocupação “ilegal” pelo Reino Unido em 1833.
Soldados do Exército Brasileiro em um veículo blindado Guarani durante um exercício - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2023

Analistas: aliança militar Argentina-Brasil precisa de novo rumo em tempos de crise geopolítica
Um relatório de agosto do Ministério da Defesa da Argentina afirma que, embora o “objetivo da instalação da Estação AGSR que a LeoLabs alega ter seja comercial, dadas as características dos sensores de radar instalados, é possível assegurar que ela também pode fornecer informações analisadas para uso militar“.
A declaração destaca que a localização geográfica do sistema “dá à empresa acesso privilegiado a dados espaciais globais, que são a matéria-prima para a produção de informações espaciais para uso comercial, mas também para uso de inteligência, com a possibilidade de serem usadas pelo sistema de inteligência dos EUA e, eventualmente, disseminadas para o Reino Unido”.

A operação do radar, que está instalado próximo ao município de Tolhuin, foi cancelada ainda em 26 junho, de acordo com a LeoLabs Argentina SRL.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS