20.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Argélia e Venezuela discutem parceria energética

 

El Moudjahid – O ministro da Energia e Minas, Mohamed Arkab (foto), reuniu-se, quinta-feira por videoconferência, com o ministro dos Petróleos da República Bolivariana da Venezuela, Pedro Rafael Tellechea, sobre as formas e meios de reforçar a cooperação bilateral, indicou um comunicado de imprensa do ministério.

Durante estas conversações, que decorreram na presença do embaixador da República Bolivariana da Venezuela em Argel e com a participação do embaixador da Argélia em Caracas, “as duas partes discutiram as relações bilaterais e as formas e formas de fortalecê-las e desenvolvê-las”. , nomeadamente no domínio da Energia e Minas”, saudando “o nível privilegiado das relações de amizade e cooperação entre os dois países”.

A este respeito, Arkab destacou “a importância de promover e fortalecer o comércio com a Venezuela, particularmente nas áreas de hidrocarbonetos, refino e manutenção”.

As duas partes discutiram outros aspectos da cooperação relativos à troca de conhecimentos e à cooperação bilateral no domínio das Minas.

Analisaram ainda “os preparativos em curso para a 7ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Fórum dos Países Exportadores de Gás (GECF), agendada para Argel”.

Os dois ministros saudaram o nível de diálogo e consulta entre os dois países, particularmente no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e do Fórum dos Países Exportadores de Gás, “com o objetivo de trabalhar para a estabilidade dos mercados de petróleo e gás em o melhor interesse comum de produtores e consumidores.

Por sua vez, o ministro venezuelano manifestou “o grande interesse dado pelo seu país ao reforço da cooperação com a Argélia, bem como às consultas económicas e à troca de conhecimentos, com vista à execução de projetos concretos, particularmente no domínio da energia”, concluiu a mesma fonte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS