22 C
Brasília
terça-feira, 15 outubro, 2024

Apenas EUA e Israel são contra: ONU exige fim do bloqueio a Cuba

Cuba exige o fim do embargo econômico e comercial dos EUA contra ela | HISPANTV
A Assembleia Geral da ONU aprova uma resolução contra o embargo dos EUA contra Cuba imposto por 60 anos com o voto favorável de 185 países.
HispanTV – O projeto de resolução “Necessidade de acabar com o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba” recebeu nesta quinta-feira 185 votos a favor, dois contra (EUA e Israel) e duas abstenções (Brasil e Ucrânia) no âmbito da trigésimo voto perante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (AGNU).
Nesse sentido, a resolução cubana contra o bloqueio genocida que os Estados Unidos mantêm há mais de 60 anos contra a ilha obteve a maioria dos votos a favor.
Falando na plataforma da ONU, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, lamentou que o bloqueio imposto em 1962, em plena Guerra Fria, pelo então presidente norte-americano John F. Kennedy, tenha sido progressivamente reforçado para sufocar Cuba. efeito de “uma pandemia permanente, um furacão constante”.
Cuba apresentará um projeto de resolução à Assembléia Geral da ONU para solicitar o fim do embargo econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos.
Da mesma forma, assegurou que o bloqueio continua sendo o elemento central que define a política dos Estados Unidos em relação a Cuba.
Segundo o ministro, nos primeiros 14 meses do governo do presidente norte-americano Joe Biden, os “prejuízos” causados ​​pelo bloqueio subiram para 6.364 milhões de dólares e para 154.217 milhões em seis décadas.
Ministro das Relações Exteriores: bloqueio dos EUA é devastador para o povo cubano
“Não atribuímos ao bloqueio todas as dificuldades que nosso país enfrenta hoje; mas quem nega seus gravíssimos efeitos e não reconhece que é a principal causa da privação, penúria e sofrimento das famílias cubanas seria falso”, sublinhou o alto funcionário cubano, depois de alertar que “cria as condições que incentivam a imigração ilegal “.
O fim do bloqueio criminoso na ilha é uma demanda global. A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade cerca de 30 resoluções contra o bloqueio desde 1992, quando esse órgão começou a votar anualmente sobre o assunto.
No entanto, os EUA não só não deram um único passo para aliviar os embargos, como essas medidas coercitivas foram reforçadas durante o mandato do ex-presidente dos EUA Donald Trump (2017-2021), com 243 disposições ainda em andamento com seu sucessor democrata, Biden .
EUA estendem bloqueio econômico contra Cuba por mais um ano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS