O gabinete do primeiro-ministro, Gaston Browne, explicou que o projeto inclui bolsas de estudo na maior das Antilhas para estudar estomatologia, tecnologia da saúde, enfermagem e especialidades para médicos já formados lá.
Confirmou os requisitos que os candidatos devem ter em conta e deu ainda até ao dia 19 para submeter as candidaturas ao departamento responsável pelo seu processamento.
Tal como outras nações do planeta, a colaboração com Cuba permitiu a Antígua e Barbuda beneficiar das bolsas concedidas por Havana aos seus jovens, o que contribuiu para fortalecer as capacidades dos recursos humanos a nível local, desenvolver competências e crescimento econômico.
Também como resultado desta cooperação, Saint John’s recebeu a assistência de centenas de profissionais de saúde cubanos que prestam serviços nos seus hospitais e clínicas.
Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1994 e desde então têm perseguido interesses comuns como membros das Nações Unidas, da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio Popular e da Associação dos Caribe.
Em Dezembro passado, o primeiro-ministro de Antigua, Gaston Browne, e o novo embaixador cubano aqui, Sergio Martínez, manifestaram interesse em consolidar ainda mais a cooperação bilateral e em questões de âmbito internacional.