Brasília, 9 de junho de 2021 às 06:58
Selecione o Idioma:

Papo do Dia:

Cuba

Postado em 19/01/2021 2:50

Ampliam testes clínicos da vacina cubana Soberana 02

.

Cuba iniciou o teste clínico ampliado de fase II B do candidato de vacina Soberana 02 contra a Covid-19, em pessoas entre 19 e 80 anos, na policlínica 19 de Abril e na clínica Uno, nos municípios de Plaza de la Revolución e La Lisa, respectivamente.

Para avaliar as reações, segurança e imunogenicidade do referido candidato de vacina, criada pelo Instituto Finlay de Vacinas, os voluntários recebem duas doses do medicamento, administradas por via intramuscular de forma aleatória, para comparar os resultados do Soberana 02 com os que recebem o placebo.

Os envolvidos assinaram previamente um documento de consentimento, após receberem as informações e serem avaliados pela equipe médica. A principal pesquisadora desta etapa, a dr.ª María Eugenia Toledo, do Instituto Pedro Kourí de Medicina Tropical, destacou que a Soberana 02 é uma vacina conjugada, na qual o antígeno do vírus está quimicamente ligado ao toxóide tetânico.

Explicou que quem receber o placebo será beneficiado, pois assim que terminar o teste clínico será imunizado com o candidato de vacina. Ressaltou que após os resultados dessa fase II B, a terceira seria repassada para avaliação da eficácia clínica.

Desde agosto, o Centro de Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos autorizou iniciar os testes clínicos de um candidato de vacina contra a Covid-19, com a Soberana 01, o que fez de Cuba o primeiro país da América Latina e Caribe a desenvolver uma vacina desse tipo. No início de novembro, a Soberana 02 foi autorizada e a Mambisa (CIGB 669) e o Abdala (CIGB 66) já estão em teste.

A policlínica 19 de Abril foi selecionada porque o município de Plaza de la Revolución é considerado de alto risco de transmissão e por ter experiências de estudos anteriores de intervenções populacionais, como as realizadas com a vacina VA-Mengoc-BC, para estimular a imunidade da população.

Comentários: