18.5 C
Brasília
sexta-feira, 18 outubro, 2024

Lopez Obrador chama Boluarte de “espúrio” e pede libertação de Castillo

HispanTV – O presidente do México chamou sua contraparte peruana, Dina Boluarte, de “espúria”, enquanto desdenhava a demissão injusta do ex-presidente Pedro Castillo.

“Consideramos uma grande injustiça tê-lo afastado do cargo porque ele [Castillo] foi eleito pelo povo, e eles também violaram a Constituição”, destacou o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador (AMLO) perante a imprensa.

O presidente se referiu à atual crise no Peru e indicou que existem pesquisas que mostram que “o presidente espúrio (Boluarte) tem 15 por cento de aceitação, 85 por cento desaprova, mas o Congresso tem ainda menos aprovação, os deputados têm 90 por cento da rejeição”.

“Mesmo assim, eles governam com baionetas e com repressão, com força. Já são mais de 60 assassinados e nessas mesmas pesquisas a maioria do povo do Peru pede a convocação de eleições, para que o povo decida”, indicou López Obrador.

AMLO no cede presidencia de AP al “espurio” Gobierno de Boluarte | HISPANTV

AMLO não cede presidência da AP ao “espúrio” governo Boluarte | HISPANTV

O presidente do México se recusa a ceder a presidência ‘pro tempore’ da Aliança do Pacífico (AP) ao Peru, para não legitimar o governo “espúrio” de Dina Boluarte.

Nesse contexto, destacou que seu país continuará apoiando o “presidente destituído injustamente” do Peru, Pedro Castillo, e continuará pedindo sua libertação.

Desde a prisão de Castillo, no início de dezembro passado, após sua destituição, houve protestos maciços quase diariamente em todo o país sul-americano, deixando um trágico saldo de mortos devido à repressão militar e policial.

Crise no Peru: zonas de protesto declaradas intangíveis em Lima
De fato, os manifestantes pedem a saída de Boluarte, o fechamento do Congresso, eleições antecipadas, um processo constituinte para reformar a Carta Magna e a libertação de Castillo. Isso, enquanto atualmente o Congresso não conseguiu chegar a um acordo sobre a data das eleições antecipadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS