26.5 C
Brasília
sexta-feira, 13 dezembro, 2024

ALBA-TCP se consolidou como uma aliança poderosa

Caracas (Prensa Latina) O presidente do Banco ALBA, Raúl Li Causi, destacou nesta sexta (13) aqui que a ALBA-TCP se consolidou como uma aliança poderosa baseada em ideais como complementaridade, solidariedade e cooperação em momentos de necessidade.

Ao relatar as conquistas e desafios da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Acordo Comercial dos Povos (ALBA-TCP), no contexto do seu 20º aniversário, o diplomata descreveu o surgimento do bloco como “uma ideia incrível nascida dos comandantes Hugo Chávez e Fidel Castro”.

Lembrou que em princípio nasceu como uma alternativa ao modelo neoliberal que tinha a região latino-americana e caribenha atolada na pobreza e o povo sem esperança.

Li Causi afirmou que hoje não estamos apenas a celebrar os sucessos desta Aliança, como a erradicação do analfabetismo, a retirada de milhões de pessoas da pobreza na América Latina e nas Caraíbas e a Petrocaribe para a segurança energética da região, mas também estamos a analisar quais são os grandes desafios.

Mencionou que como parte desta nova arquitetura regional temos instituições como o Banco ALBA, que serve para alavancar grandes projetos não só de desenvolvimento e infraestrutura, mas também de interconexão.

O vice-chanceler para o Caribe afirmou que “queremos caminhar para uma região da América Latina e da ALBA ainda mais conectada” e destacou que hoje existem voos para quase todos os países, a interconexão marítima e o trabalho está sendo feito em uma grande área de comércio entre os estados membros.

Acrescentou que pretendem também apoiar a soberania alimentar através de iniciativas como a AgroAlba, que terá um impacto profundo, provavelmente igual ao da Petrocaribe a nível energético.

Ao referir-se à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo de amanhã, expressou que não será apenas para comemorar os sucessos destes 20 anos, mas para analisar os desafios que enfrentamos neste mundo caótico.

“Mas com uma América Latina e o Caribe com uma ALBA-TCP que mostre ao mundo que é possível uma dinâmica diferente de cooperação, ajuda mútua e, sobretudo, solidariedade”, sublinhou.

A Aliança Bolivariana nasceu por Chávez e Fidel em Havana, Cuba, em 14 de dezembro de 2004 e é formada por Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Nevis, Granada e Santa Lúcia.

Tem também a Síria, o Haiti e o Suriname como convidados especiais e baseia-se em princípios de complementaridade económica, cooperação e defesa da identidade e cultura latino-americana e caribenha, entre outros.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS