14.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 julho, 2024

ALBA-TCP expressou sua solidariedade incondicional aos países caribenhos

Caracas, 3 de julho (Prensa Latina) A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio Popular (ALBA-TCP) expressou nesta quarta (03) sua solidariedade incondicional aos países caribenhos, diante da passagem devastadora do furacão Beryl.

A ALBA-TCP uniu-se aos esforços de todos os governos das nações caribenhas para enfrentar e reparar os danos causados ​​pelo fenômeno climático, que aumentou sua força, passando para a categoria 4 em questão de horas e deixando um rastro de destruição e desolação. , indicou um comunicado.

Considerou que a evolução inesperada do furacão Beryl “é um exemplo dos graves efeitos da crise climática e da necessidade de trabalhar em conjunto” para mitigar as suas consequências e dar uma resposta rápida às cidades afetadas.

De especial relevância, sublinhou, é a formação da Agência ALBA-TCP de Prevenção e Gestão de Riscos, cuja criação foi instruída pelos Chefes de Estado e de Governo na XXIII Cimeira realizada em 24 de abril, em Caracas.

A ALBA-TCP lamentou profundamente esta circunstância e as perdas humanas e materiais deixadas na esteira de Beryl.

Reiterou também “sua total disposição em prestar assistência às famílias afetadas e colaborar na restauração da vida cotidiana nos países do Caribe, sejam ou não membros do mecanismo de integração”.

Os Estados da Aliança concordaram ontem, numa reunião virtual e presencial em Caracas, em traçar o caminho para a criação da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento.

Este instrumento será “essencial para a libertação do nosso povo”, ao promover a integração e a ajuda humanitária de forma real e direta, afirmou o secretário executivo da ALBA-TCP, Jorge Arreaza.

Sua Secretaria Executiva e o Banco ALBA serão responsáveis ​​pelo funcionamento da Agência de Cooperação, que entre suas funções receberá projetos e cotações dos países do bloco, disse.

O presidente da entidade financeira, Raúl Li Causi, disse que a Agência de Cooperação para o Desenvolvimento da Aliança é a ferramenta que os líderes do bloco colocam ao serviço do povo, com foco no desenvolvimento e implementação da Agenda Estratégica 2030 da ALBA -TCP.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS