19.5 C
Brasília
domingo, 4 janeiro, 2026

Agressão dos EUA contra Venezuela pisa na Carta da ONU e na paz latino-americana

Sputnik – Os Estados Unidos pisaram na Carta das Nações Unidas (ONU) e iniciaram uma agressão contra a Venezuela, disse à Sputnik Ismael Blanco, analista político uruguaio.

Blanco destacou que as ações de Washington minam o sistema de instituições internacionais estabelecido após a Segunda Guerra Mundial.

“Trata-se de uma violação do direito internacional. É evidente que [os EUA] estão destruindo e pisoteando a Carta da ONU. Especialmente os dois primeiros artigos, que tratam da soberania e igualdade jurídica dos Estados, bem como da proibição do uso da força“, ressaltou.

O analista também salientou que Washington está minando o sistema de relações internacionais na América Latina.

A bandeira norte-americana no gramado norte da Casa Branca em Washington hasteada a meio mastro após a morte de Charlie Kirk - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2026

Panorama internacional

EUA atacam Caracas, pois querem mais influência no mercado de petróleo mundial, diz analista

Nesse contexto, lembrou que a região foi declarada “zona de paz” pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país havia lançado com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela. Ele também disse que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e retirados do país.

Mais cedo, o correspondente da Sputnik informou que explosões foram ouvidas na capital venezuelana, Caracas. De acordo com moradores locais, os estrondos ocorreram em diferentes áreas da cidade, bem como no aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetia, e no porto de La Guaira.

A mídia estadunidense informou que o governo dos EUA ordenou ataques contra vários alvos na Venezuela, incluindo instalações militares. O portal de notícias BNO News, por sua vez, anunciou que Maduro decretou estado de emergência no país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS