Pretoria, 14 nov (Prensa Latina) A África do Sul avança em sua preparação para ocupar pela terceira vez um posto não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e com esse objetivo realiza uma oficina com a Suécia para compartilhar experiências, anunciou hoje a chancelaria.
A organização dessa reunião com atuais, futuros e anteriores integrantes do Conselho de Segurança encaminha-se à cooperação entre seus membros e analisa as perspectivas da sociedade civil vinculada ao trabalho desse importante órgão das Nações Unidas, precisa uma declaração do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.
A reunião foi destacada pela chanceler sul-africana Lindiwe Sisulu, que em uma mensagem expressou que este diálogo sem precedentes reúne ao membros eleitos do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir temas de cooperação mútua e oportunidades para uma melhor coordenação.
Também se pronunciou nesse sentido a ministra das Relações Exteriores da Suécia, Margot Wallstrom, uma reconhecida política que ocupou a vice presidência da Comissão Européia e o comissariado de Relações institucionais e Estratégia de Comunicação de 2004 a 2010.
Os atuais membros não permanentes do Conselho de Segurança são Bolívia, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Etiópia, Kazajistán, Kuwait, Holanda, Peru, Polônia e Suécia, e janeiro integrarão esse organismo da ONU Alemanha, Bélgica, República Dominicana, Indonésia e África do Sul.