© FREDERIC J. BROWN
Sputnik –Elon Musk promete abrir o código-fonte do Twitter e revelar quais conteúdos são priorizados pela plataforma. Para um analista, ouvido pela Sputnik Brasil, a medida traz transparência ao debate público, mas também atende às necessidades de mercado da rede social de Musk.
Nesta sexta-feira (17) o CEO do Twitter, Elon Musk, prometeu disponibilizar o código-fonte da rede social até o fim de março. A medida garantirá que os usuários saibam como a plataforma define o conteúdo que recebem da plataforma.
“Você está sendo manipulado pelo algoritmo de maneiras que você não concebe”, disse Musk após assumir a diretoria da rede. “Não estou sugerindo que o algoritmo seja mal-intencionado, mas ele está tentando adivinhar o que você quer ler. Ao fazer isso, ele acidentalmente manipula ou amplia os seus pontos de vista, sem que você perceba que isso está acontecendo.”
Para solucionar esse problema, o CEO do Twitter, que se diz um “defensor radical da liberdade de expressão”, vai abrir a caixa preta da rede e mostrar seu código-fonte aos usuários.
O CEO da Tesla, Elon Musk, fala antes de revelar o Modelo Y no estúdio de design da Tesla em Hawthorne, Califórnia, 14 de março de 2019 (© AP Photo / Jae C. Hong)
De acordo com o pesquisador do CNPq e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ergon Cugler, a abertura trará transparência não só para os usuários, mas também para governos e organizações da sociedade civil.
“Elon Musk anunciou que vai disponibilizar o código-fonte do Twitter, que nada mais é do que a arquitetura que está por trás do software”, disse Cugler à Sputnik Brasil. “O que faz um tweet ter mais alcance do que outro? É no código-fonte que está a resposta. É o código-fonte que define os parâmetros para priorizar um conteúdo em detrimento do outro.”
Segundo ele, caso a promessa do CEO do Twitter seja cumprida, a sociedade terá maior clareza sobre os temas e opiniões que estão sendo priorizados no debate público.
“Em meio a uma disputa de opiniões sobre um projeto de lei, se um lado tem seu alcance multiplicado e o outro tem seu alcance reduzido, nós temos um grupo da opinião pública em desvantagem“, notou Cugler.
Interesses do Twitter
Apesar da abertura do código-fonte ser uma decisão que favorece a transparência no ambiente virtual, o Twitter ter motivos corporativos para revelar seus algoritmos.
“Musk foi acusado de favorecer os próprios tweets desde que ele tomou posse na empresa. Isso e outros fatores geraram uma crise de reputação do Twitter, que se arrasta desde o ano passado”, apontou o especialista. “Essa abertura do código-fonte vem num momento oportuno para tentar reestabelecer a reputação da plataforma. Não é gratuito, é também um movimento de mercado.”
A abertura também permitirá que programadores ao redor do mundo deem sugestões à plataforma sobre como melhorar o seu código-fonte.
“Isso permite que a empresa tenha acesso a mão de obra gratuita […] obtendo sugestões de melhorias sem custo nenhum”, considerou Cugler. “No contexto do Twitter, que demitiu milhares de funcionários recentemente, essa vantagem […] virá em um momento oportuno.”
O especialista, no entanto, não acredita que a rede social poderá expandir seu número de usuários em função da abertura do código-fonte.
Logotipos do Twitter no prédio da sede da empresa em San Francisco, Califórnia, EUA, 19 de dezembro de 2022 (© AP Photo / Jeff Chiu)
“Um número reduzido de pessoas na sociedade sabe o que é um código-fonte ou como interpretar algoritmos”, disse Cugler. “Um usuário padrão pode não se preocupar se a plataforma que ele usa é de código aberto ou não.”
Por outro lado, a decisão do Twitter poderá colocar pressão para que outras plataformas de mídia social façam o mesmo, o que melhoraria as condições do debate público virtual.
“Já é um passo muito importante: sairemos de um ambiente nebuloso para um ambiente no qual entenderemos ainda que uma parte das regras do jogo”, concluiu Cugler.