Santo Domingo, (Prensa Latina) A XII edição do Festival do Cinema Global dominicano abre suas portas hoje nesta capital com a Coreia do Sul como convidado de honra e 80 filmes a serem exibidos.
O Festival, que acontece até 6 de fevereiro no Palácio do Cinema Blue Mall, começa nesta quarta-feira com a apresentação do filme ‘Como si fuera la primera vez’ (Como se fosse a primeira vez), do diretor mexicano Mauricio Valle, rodada na República Dominicana com o apoio da lei de incentivos cinematográficos.
Segundo os organizadores do evento, entre os convidados especiais que este ano participarão do festival está o jurista espanhol Baltazar Garzón, um dos protagonistas do documentário ‘The Code’, que faz parte das projeções; o diretor estadunidense John Singleton, e Jesse Terrero, cineasta dominicano quem foi vitorioso nos Estados Unidos.
O diretor do Festival, Omar de la Cruz, mostrou estar confiante em que a seleção da amostra agradará a todos, pois entre os filmes selecionados estão vários que competiram no Festival de Cannes e quatro foram selecionadas para competir nos Prêmios Oscar como melhor filme de fala não inglesa.
O Festival de Cinema Global Dominicano, uma iniciativa da Fundação Global Democracia e Desenvolvimento, terá novamente três categorias em competição: Ã’pera Prima Ficção, Ã’pera Prima Documentário e Curta Global.
Durante o evento cinematográfico se desenvolverá o V Mercado de Coprodução Dominicana-Porto Rico-Cuba, no qual os criadores de onze projetos cinematográficos previamente selecionados poderão estabelecer alianças, gerar acordos com casas produtoras e compartilhar experiências para fortalecer o cinema caribenho.