Santiago do Chile (Prensa Latina) O evento literário La Furia del Libro começará hoje nesta capital de forma virtual com um show do cantor-compositor chileno e multi-instrumentista Nano Stern às 17:30 no Centro Cultural Gabriela Mistral.
Convidados do México, Argentina, Espanha e Uruguai abordarão a diversificada estética da escrita e seu diálogo com o presente social, político e cultural latino-americano.
‘Decidimos promover uma versão de La Furia del Libro para que as editoras independentes tenham uma maneira de se comunicar com seus leitores e acessar um sistema de entrega diante deste novo mundo digital’, disse seu diretor, Simón Ergas.
Neste ano, o evento conta com a participação de 114 editoras nacionais e estrangeiras que oferecem um espectro variado de gêneros que abrangem literatura infantil, quadrinhos, ensaios, poesia, pesquisa e narrativa.
Entre os representantes locais estão Laurel, La Pollera, Cuneta, La Calabaza del Diablo, Oxímoron, Cuarto Propio, Muñeca de Trapo, Bisturí 10; enquanto os representantes estrangeiros incluem Cactus, Caja Negra e Tinta Limón Ediciones.
Painéis compostos por especialistas em determinadas áreas, entrevistas com escritores e lançamentos de livros fazem parte do evento literário com 11 anos de história, que desta vez se concentrará em questões atuais de relevância social.
Um dos destaques do programa é a palestra ‘A Arte do Protesto’, com a participação do músico Nano Stern e dos membros do Delight Lab, um estúdio de desenho leve e experimentação, moderado pelo artista visual Lolo Góngora.
O espaço, que é realizado no Chile desde 2009, é dedicado à promoção da literatura e do trabalho de editoras independentes e emergentes.



