22.5 C
Brasília
sexta-feira, 30 janeiro, 2026

A UE endurece a política de vistos para estes países da América Latina

 Gettyimages.ru

Bruxelas anunciou novos controles sobre os regimes de isenção previstos neste documento

RT – A União Europeia adotou  na quinta-feira sua primeira Estratégia de Vistos , uma nova estrutura que busca fortalecer a segurança do espaço Schengen e intensificar o controle sobre os países que atualmente gozam de isenção de visto, incluindo diversas nações latino-americanas.

A Comissão Europeia anunciou que será implementada uma monitorização mais rigorosa dos regimes de isenção de vistos , com avaliações contínuas para prevenir abusos do sistema e garantir que os países parceiros cooperem em matéria de retornos, readmissão de migrantes e segurança.

Bruxelas também planeja rever os critérios para concessão ou manutenção da isenção de visto, incorporando indicadores como taxas de migração irregular, cooperação em segurança e o retorno de pessoas sem direito de permanecer na UE .

Por enquanto, a isenção de visto para países como Colômbia, Argentina, México, Venezuela e Brasil, entre outros, não foi eliminada, mas estará sujeita a controles mais rigorosos, no âmbito de uma política que busca reduzir a migração irregular e fortalecer a capacidade de resposta do bloco europeu, segundo informações da imprensa .

O endurecimento da política migratória europeia contrasta com decisões recentes dentro do próprio bloco, como a regularização em massa de imigrantes indocumentados aprovada esta semana pelo governo espanhol, que busca conceder direitos de residência e trabalho a milhares de estrangeiros que vivem no país sem autorização formal, segundo a administração de Pedro Sánchez.

e mais ferramentas para suspender ou restringir viagens.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS