Cidade do México (Prensa Latina) A máscara facial volta aos ônibus e outros locais fechados desta capital diante da recuperação da Covid-19, combinada com doenças respiratórias, informou hoje a Direção Geral de Epidemiologia.
A recomendação é endossada pela Subsecretaria de Prevenção e Promoção da Saúde, Associação Mexicana de Transporte e Mobilidade, da qual faz parte o grupo CISA, empresa que presta o serviço nas linhas 1, 4, 5 e 7 do Metrobús, com aproximadamente 250 unidades.
Propuseram também o regresso ao transporte público para implementar distanciamento saudável, lavagem das mãos e outras medidas preventivas.
Segundo as autoridades sanitárias do governo federal, nas últimas cinco semanas foi reportado um aumento que vai de 214 mil infecções agudas para mais de 312 mil, o que merece ser levado em consideração no embarque no transporte público da capital, disse a referida associação.
O Instituto Nacional de Estatística e Geografia informou que, durante o mês de junho de 2023, cerca de 166,6 milhões de pessoas viajaram por diferentes meios de transporte público em áreas do Estado do México e da Cidade do México, das quais o Metrô e o Metrobús possuem o maior número de transferências, com 92 milhões 973 mil 425 e 35 milhões 978 mil 746, respetivamente.
Além disso, o Serviço Meteorológico Nacional alertou para a entrada no país de 56 frentes frias entre setembro de 2023 e maio do próximo ano, e referiu que o maior número de sistemas frontais será registado em janeiro e fevereiro, acrescentou.